Escolher bem agora para não reclamar depois
Uma cidade, um estado ou um país, é como se fosse uma empresa da qual todos nós somos sócios. E somos mesmos. E pagamos caro por isso. Todos nós pagamos. Então, ao votar em alguém, temos que pensar como se fôssemos contratar um empregado – e de fato é isso – e com um alto salário e mais mordomias. Pagas por nós. E esses "funcionários" devem ser suficientemente competentes para que possamos ter, pelo menos, o retorno daquilo que lhes pagamos. É assim que deve funcionar. Não "contratar" esse "funcionário" apenas pelo fato de ele ser simpático, bonzinho, ir tomar café em sua casa, ser rico ou ser pobre, ser legal. Esqueça as promessas. Nada daquilo que é prometido em campanha é verdade. A única coisa que os candidatos devem prometer é ser honesto e trabalhar de forma correta para que todos os cidadãos, seus patrões, sejam beneficiados. O resto é conversa fiada. Pense em uma empresa, da qual você é sócio e que todo o dia tem que contribuir com dinheiro para formar um caixa. Esses "funcionários" é que irão administrar esse "caixa". Se o fizerem bem, teremos ruas sem buracos, serviço de saúde pública mais eficiente, melhores profissionais para nós atender, melhores escolas públicas, mais segurança e por aí vai. Se, no entanto, você escolher mal, vamos continuar a ter ruas esburacadas, péssimo serviço público tanto nas áreas de saúde quando de segurança e assim por diante. Sem falar nos desvios de dinheiro, da corrupção, daqueles que somente vão "bater o ponto" para receber seus salários. Nas mãos de quem você irá deixar o futuro de nossa cidade, o nosso e o de nossos filhos? Pense agora, depois não adianta reclamar.
REINALDO MARTINS SIQUEIRA (consultor de empresas) – Londrina

Eleições
Neste domingo a maioria dos brasileiros terá que votar, menos os maiores de 70 anos e menores de 18 (facultativo). Que os que forem votar, pensem e analisem bem quais candidatos os representarão até o próximo pleito. Não se ater às promessas feitas, muitas delas praticamente sem nenhuma chance de ser realizada, candidatos a vereador prometendo coisas que somente o Executivo tem a competência e candidatos ao Executivo prometendo legislar. Analisem o passado dos candidatos, muitos deles já ocuparam cargos públicos, vejam se em seus mandatos fizeram algo para a cidade, algum projeto, se foram honrados ou se entraram na política para se promoverem e almejar voos mais ambiciosos. Nem sempre os que se apresentam como salvadores pensam em benefício da comunidade, mas sim nos próprios interesses.
DARCY BRAZ GUEDES (mecânico) – Londrina

Faltou o esporte
Chegou o tempo de votar e eu acompanhei os debates dos candidatos à Prefeitura de Londrina. Muito foi colocado pelos postulantes sobre saúde, educação, segurança...mas e o esporte? Confesso que não vi, li ou ouvi ninguém se aprofundar na política esportiva para a cidade. Uma pena! Londrina tem vocação esportiva, tem áreas de lazer e esporte subaproveitadas e tem escolinhas de muitas modalidades com diversos praticantes. Falta apoio e incentivo maiores do poder público. Tem vereador que não é muito ligado ao esporte querendo apressar a votação do projeto que cria o Conselho Municipal do Esporte na Câmara, sem discutir com a classe na cidade, apenas com cunho eleitoreiro e oportunista. Que pena que o tema é tratado com esse viés.
ANDRÉ GASPAR (professor) – Rolândia

Aumento do IPTU
Londrina só funciona com IPTU abusivo? Se acabar com benesses, cuidar do cofre público, cobrar quem deve à prefeitura, ter competência e fazer uma gestão competente, sobra muita grana. A corrupção é a indústria com mais lucro: gera impostos, IPTU extorsivo, mata o bom empresário, o chefe de família, o trabalhador e a terceira idade. Você sabe quanto entra nos cofres públicos? Na Petrobras e outros órgãos públicos? Mordomias, altos salários, corrupções de milhões, bilhões. Todos candidatos de Londrina querem meter as mãos no já falido bolso dos contribuintes. Tem escolha?
ALCINDO DAS NEVES (aposentado) – Londrina

Análise criteriosa
Eleitor, antes de tomar sua decisão gostaria que fizesse uma análise do seu candidato, principalmente os que são políticos. Primeiro, analise suas promessas de campanhas anteriores e se realmente foram cumpridas, depois analise suas de agora e avalie se realmente são possíveis de serem alcançadas. Temos candidatos prometendo coisas impossíveis por estarmos em um País em recessão (quebrado). Depois do sr. José Richa (1973-1977) e Wilson Moreira (1983-1988) até o prefeito atual assumir, tivemos administrações desastrosas (corrupção, conchavos, incompetência, etc.). Os políticos, que estavam na Câmara (seja ela municipal, na Assembleia ou Legislativo Federal), o que trouxeram de recursos para nossa cidade ou trabalharam contra para travar a administração atual pensando nas eleições? Imagine o que vão fazer se forem eleitos? Façamos o certo para não precisarmos sair para as ruas protestar.
PAULO CESAR PALHARES (assessor administrativo/financeiro) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br