O juiz conhece a lei
São requisitos para decretação de prisão temporária: 1) a sua imprescindibilidade para as investigações do inquérito policial; 2) quando o indiciado não tiver residência fixa; 3) quando houver fundadas razões de autoria ou de participação do indiciado num rol taxativo de crimes tipificados pelo artigo 1 da Lei Federal 7.960/1989. O ex-ministro Guido Mantega, possivelmente, foi enquadrado na primeira hipótese. Todavia, ao saber das condições da prisão e do estado de saúde da mulher do indiciado, o juiz titular da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba resolveu, de ofício, revogar a ordem por entender que, no momento, estão esvaziados os riscos de sua interferência na colheita de provas. Ao que tudo indica: o juiz Sérgio Moro deve ter se lembrado das lições do renomado jurista florentino Piero Calamandrei (1889/1956), que assim relatou: "Conheci um químico que, quando no seu laboratório destilava venenos, acordava as noites em sobressalto, recordando com pavor que um miligrama daquela substância bastava para matar um homem. Como poderá dormir tranquilamente o juiz que sabe possuir, num alambique secreto, aquele tóxico subtil que se chama injustiça e do qual uma ligeira fuga pode bastar, não só para tirar a vida mas, o que é mais horrível, para dar a uma vida inteira indelével sabor amargo, que doçura alguma jamais poderá consolar?". Jura novit curia.
RICARDO LAFFRANCHI (advogado) - Londrina

Reposição de placas de sinalização
É de se espantar a falta de reposição das placas que são danificadas em nossas vias, por vandalismo ou por acidente. Aquela localizada na Rodovia Carlos João Strass, então, nem se fala. Todo dia tem acidente ao longo da via e as placas estão no chão ou já carregaram e não repuseram. Percebi isso dia desses. Quando você passa por baixo do viaduto com a Avenida Brasília, tem uma rotatória, sem nenhuma placa: sumiram as que indicam virar à direita, em direção ao Detran, e à direita de novo para pegar a saída para Cambé. Para multar, nossas autoridades do trânsito são as melhores do mundo, mas vamos agilizar e, após cada acidente nas placas, é preciso colocá-las em pé de novo. É o mínimo de bom senso que se pede. Aqueles carros da CMTU que vão e vem por todo lado, o dia todo, não notam nada? Onde a placa sumiu ou está no chão? É o fim mesmo.
FLORISVALDO CAMPANHA (executivo de vendas) - Londrina

Candidatura impugnada
A impugnação da candidatura à reeleição do prefeito de Sertanópolis, Aleocidio Balzanello, o "Tide", é a maior aberração já cometida nas últimas eleições. Se acham que ele é analfabeto, por que então foi vereador por duas gestões, é o atual prefeito da cidade e nada fizeram antes? Se ele é realmente analfabeto e não pode ser prefeito de uma cidade de 20 mil habitantes, o sr. Lula pôde ser presidente da República de um País de 200 milhões de habitantes? Ninguém merece!
ANTÔNIO CARLOS PESCADOR (autônomo) – Londrina

Dono da área pública
Em frente a um conhecido bar, na baixada da Avenida Faria Lima, existe uma área pública que pode acomodar muitos veículos para estacionamento. Lá foram plantados arbustos que o circundam, com exceção de um espaço que serve para entrada de veículos. À noite, quando o bar funciona, uma camionete bloqueia esta entrada, proibindo o acesso de frequentadores da casa noturna. O bar tem estacionamento pago e com este bloqueio muitos são induzidos a utilizá-lo. Fico indignado com este tipo de exploração, indignado com o poder público que faz "vistas grossas" e chateado com o proprietário deste tradicional e particular espaço cultural, por ser conivente com este comportamento urbano.
AIRTON NOZAWA (professor) – Londrina

Comendo pelas beiradas
Vejo nas pesquisas de intenção de votos nos dois maiores polos eleitorais do País - São Paulo e Rio de Janeiro - que os candidatos com maior índice para ocupar o cargo de prefeito são, respectivamente, Celso Russomano e Marcelo Crivella, ambos umbilicalmente ligados à Igreja Universal do Reino de Deus. Se as pesquisas se materializarem, o bispo Edir Macedo terá enorme peso na decisão do candidato à Presidência da República em 2018. Quem viver, verá.
EDSON MEDARDO SCARCHETTI (bacharel em Teologia) -
Figueiró dos Vinhos (Portugal)

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG,
en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.
E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br