A voz de Deus
É um ditado muito corriqueiro, porém autêntico e muito ilustrativo: "A voz do povo é a voz de Deus". Senhores políticos, senhores detentores do poder, as ruas aguardam com ansiedade as reformas urgentes que o Brasil necessita. A restauração da credibilidade dessas casas de lei está em vossas mãos. Ainda há tempo de nós (brasileiros) sentirmos orgulho de termos um Legislativo legitimamente correto, operante e transparente. A voz das ruas devem urgentemente ser escutadas. Queremos apenas três partidos. Este amontoado de partidos, além de nada contribuir com os anseios da sociedade, contribuem para o alastramento da corrupção. Queremos que reeleição seja banida por completo, inclusive no Legislativo. Queremos uma Câmara com apenas 369 deputados, que já é demais, porém tolerável. Também um Senado com apenas dois representantes para cada estado. Queremos mais simplicidade por parte do Judiciário nas punições. As recentes, executadas durante o afastamento de Dilma, além de confusas, são cansativas. Os vendilhões não merecem tanta burocracia e o Brasil não pode perder tempo com pequenas coisas. A isonomia deve ser completa e nada de um poder atuando na esfera do outro, como no caso de nomeação de ministros STF sendo feita pelo presidente. Queremos que as correções sejam estendidas para todos os estados. Sabemos que há milhares de outras correções que deverão ser feitas, todavia vamos por etapas. O importante é começar e nunca parar ou negligenciar.
WELLINGTON AMARAL SAMPAIO (administrador aposentado) – Londrina

Centro de zoonoses
Em respeito à matéria "Entidades cobram políticas públicas para proteção animal" (Cidades, 20/9), concordo "quase" que plenamente com a presidente da ONG SOS Animal. Meu "quase" é porque o Centro de Controle Zoonoses (CCZ) também é importantíssimo. Já escrevi, em redes sociais, que pseudos ambientalistas e uma Promotoria do Meio Ambiente, que poderia analisar melhor essa questão, lacraram um Centro de Zoonoses(em fase de acabamento) na Fazenda Refúgio, cuja área representa apenas 10 mil metros quadrados de uma área de aproximadamente 4 milhões e trezentos mil metros quadrados, ou seja, 0.0023% (nada). Pode? Lembrando que a Fazenda Refúgio é dez vezes maior do que o Central Parque em Nova York, possuidor de uma série de áreas para atendimento e defesa animal. Poderão dizer que a movimentação de veículos pode incomodar, porém a Fazenda é usada como trilha de motocross! Talvez, a população possa perguntar: como andam os reflorestamentos com espécies nativas da área? Ou se o Ministério Público é para defender as questões dos populares, por que não faz uma consulta para a sociedade londrinense se pode ou não liberar 0,0023% para o CCZ em benefício da população?
GIL ABELIN (zootecnista) - Londrina

Avenida Paraná
Paulo Briguet sempre nos surpreende com ótimas crônicas. "Aquela que chora" (Cidades, 20/9) é um artigo que mostra o quanto ele fala também com o coração. Aproveito para convidá-lo e aos seus leitores a missa em louvor a Nossa Senhora da Salette, protetora dos agricultores, que acontecerá dia 9 de outubro, às 10 horas. Será na Mata dos Godoy, organizada pela Paróquia Sant’Ana com o padre Manoel Joaquim. Todos os anos, na entrada da primavera, ocorre essa missa em meio à natureza. Obrigado Briguet pelos seus artigos.
ORLANDO DORIGO ANDREO (aposentado) – Londrina

Anistia ao caixa 2
Com relação à tentativa da Câmara Federal de tentar anistiar deputados envolvidos no chamado caixa 2 eleitoral através de uma votação surpresa, cabe-me apenas uma exclamação: corja de larápios e inúteis!
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Esclarecimento sobre castração de animais
Sobre a reportagem "Entidades cobram políticas públicas para proteção animal" (Cidades, 20/9) informamos que o Programa Municipal de Castração de Animais, iniciado em outubro de 2015, realizou, até o momento, 913 procedimentos cirúrgicos em cães e gatos. O programa foi dividido em três fases: beneficiários do Bolsa Família (698 animais), acumuladores (171 animais) e ONGs cadastradas (44 animais, até o momento). Além da castração, o programa prevê vermifugação, vacinação e implantação de microchip nos animais. Estão cadastrados ainda outros 908 animais, cujos guardiões serão chamados tão logo sejam concluídos os termos de aditivos do contrato, o que deve acontecer na primeira quinzena de outubro.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br