Fora Temer ou Fora PT?
É muito bom ver opiniões de leitores que são ponderados, esclarecidos, politizados e de bom senso. Falo da leitora que votou na Dilma Rousseff e se arrependeu muito depois dos atos da ex-presidente, ao defender Lula (Opinião, 19/9). A leitora disse ainda que por duas vezes a presidente escolheu seu vice, Michel Temer, que também foi eleito com 54 milhões de votos. Digo que, talvez, se não fosse elem (Temer), ela não seria eleita, com certeza não (nem sei como conseguiu isso, pois a coisa já estava descambando). Então, parte desse povo que acreditamos, na maioria mamava nesse governo corrupto, agora vive pelos quatro cantos do País e até no exterior a pedir "Fora Temer", pois está perdendo a boquinha. Aos que não estão enquadrados nesse "esquema" e que se decepcionaram e agora torcem para dar certo, meus parabéns, estão sendo humildes, diferente da ex-presidente que nunca apresentou esse sintoma e para se eleger fez de tudo, maquiou as finanças e depois a coisa explodiu, e virou isso. Eleitores dela ou não, estamos todos sentindo as consequências.
FLORISVALDO CAMPANHA (executivo de vendas) – Londrina

Ciclovia: uma obra que parece inexplicável
Estão construindo uma ciclovia no canteiro central da Avenida Madre Leônia Milito, entre a Higienópolis e a Ayrton Senna. No início, há duas quadras de ciclovia e, a seguir, uma interrupção de uma quadra. Depois, reinicia a ciclovia e, uns duzentos metros adiante, nova interrupção de uma quadra. Mais cem metros de ciclovia e uma outra interrupção, na altura do Condomínio Morada do Sol. Todas essas interrupções ocorrem porque nos locais o canteiro central é muito estreito. Mais duas quadras de ciclovia e termina-se na rotatória da Avenida Ayrton Senna, bastante perigosa, com trânsito intenso. Gostaria que a entidade responsável pelo estudo que levou à decisão de fazer essa obra explicasse qual é a razão que a justifica com um traçado tão irregular.
MARIA VICTORIA EIRAS GROSSMANN (professora aposentada) – Londrina

Paz no mundo
Enquanto nossos jovens estiverem correndo risco, o mundo não terá paz! Enquanto um jovem estiver sendo caçado pelos guetos americanos pelo simples fato de ser negro, tiver privada sua liberdade nos morros cariocas por ser pobre, estiver passando fome na África ou ter que portar uma metralhadora no Oriente Médio, o mundo não terá paz! De nada adianta os governos dos chamados países ricos e desenvolvidos se reunirem para buscarem a paz, ela não chegará por decretos e sim por atitudes!
LUIZ FURTADO (vendedor) – Londrina

Eleições em Londrina
Está na hora da população londrinense avaliar a eleição para prefeito e vereador na cidade. O que sempre acontece em épocas de eleições é que existe aquele candidato despreparado e sem qualificação nenhuma que sai prometendo tudo sem saber se existem condições para isso. Saúde, educação e segurança são as promessas mais ouvidas pelos candidatos. Existe aquele candidato fanfarrão metido a agropecuarista que vai até aos distritos de Londrina prometendo manutenção das estradas, construções de pontes e muitas outras coisas. Após o término das eleições, o que vemos são eles desfilando pelas ruas de Londrina com seus carros e camionetes e nenhum projeto lançado ou aprovado em benefício da população e, no fim, aprova aumento de seus salários passando a R$ 15 mil mensais na calada da noite. É muito dinheiro jogado fora! As únicas coisas que lemos e assistimos nos jornais são projetos que foram aprovados de "Cidadão Honorário" e outras honrarias cedidas a londrinenses, não que eles não mereçam, mas é muito pouco para tanto. Existem escolas precisando de manutenção urgente, os bairros de Londrina estão agonizando com tanto buraco nas ruas, as estradas rurais também estão agonizando sem manutenção, saúde e a segurança precisam de reforços, empresas estão fechando e indo para outras cidades, pois não existem projetos de incentivo para que elas possam ficar aqui e tantas coisas que poderiam mudar para o benefício da população e para a cidade receber novas empresas e atrair mais investimentos. Pensem bem antes de votar. Não votem em promessas, votem em projetos de verdade e não em projetos de eleições.
ANTONIO JOSÉ RODRIGUES (aposentado) – Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br