Isaque e Ismael
Quando o Barão Pierre de Coubetin idealizou os Jogos Olímpicos da era moderna (em 1896) ele tinha em mente a realização de um evento de excelência esportiva que aproximasse os povos de diferentes nacionalidades, através da realização de competições periódicas, com base no respeito pelos adversários, sendo tudo com o objetivo de ampliar e difundir a amizade global. O judô, por sua vez, tem como expressão máxima do respeito entre seus competidores o cumprimento antes e depois de uma luta. Nesta edição Rio 2016 o mundo viu, perplexo, a atitude antiesportiva do judoca egípcio Islam El Shehaby que, após perder a luta para o israelense Or Sasson, simplesmente ignorou o protocolo e se recusou a cumprimentar o rival, negando-se a apertar a sua mão em frente ao árbitro. Como sabemos, a rivalidade histórica entre os povos árabes e hebreu remonta o patriarca de ambos. Os hebreus são descendentes de Isaque, filho de Abraão com sua mulher Sara. Os árabes são descendentes de Ismael, filho de Abraão com a escrava egípcia Agar. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho hebreu que herdaria a dinastia e as promessas feitas por Deus, obviamente alguma animosidade haveria entre eles. Como resultado das provocações de Ismael contra Isaque, Sara pediu para Abraão abandonar Agar e Ismael. Isto causou no coração de Ismael ainda mais contenda contra Isaque. Um anjo, inclusive, profetizou a Agar que Ismael viveria em hostilidade contra todos os seus irmãos (Gênesis 16: 11-12). Muito tempo depois, ao proferir o Sermão da Montanha, o príncipe da paz assim ensinou: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mateus 5: 9)". O judoca Islam El Shehaby, apesar de faixa preta, lamentavelmente ainda não absorveu essa lição!
RICARDO LAFFRANCHI (advogado) - Londrina

Que vergonha TCU
Conforme a coluna do Cláudio Humberto (Política, 18/06), o Tribunal de Contas da União (TCU) abrira concorrência pública para instalar um salão de beleza em suas dependências para ser usado pelos ministros e servidores do órgão. Pasmem! A empresa vencedora da licitação deverá prestar os seguintes serviços: depilação de pernas e axilas, inclusive "depilação de contorno" nas partes íntimas, massagens relaxantes e estética, além de corte de cabelo e barba, tintura, escova, manicure, pedicure e sobrancelha. Bando de hipócritas! Que moral vocês têm para condenar políticos, governantes e autoridades públicas por malversação do erário, gastos excessivos ou qualquer outro crime que venha a ser cometido? Sabiamente, a FOLHA não iria publicar o que eu e milhões de brasileiros gostaríamos de expressar, mas tenho certeza que os leitores possam imaginar quais seriam os adjetivos empregados a esses usurpadores do dinheiro público.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Diego Hypólito surpreende o Brasil
Diego Hypólito é um grande exemplo de superação, pois nas suas duas primeiras Olimpíadas ele caiu de forma humilhante para um ginasta. Mesmo assim, conseguiu ganhar a prata nessa Olimpíada vencendo o líder desse aparelho (solo) Kohei Uchimura, que marcou 15,241. Isso, para mim já é uma grande vitória tendo em vista que, depois das duas quedas que sofreu, ele entrou em depressão. Agora, conseguiu subir ao pódio e orgulhar não só sua família e sim o Brasil inteiro, que apesar da pressão que devia ter sentido ao tentar acertar, e ganhar uma medalha olímpica para o Brasil na ginástica, não se deixou abalar foi lá e deu um show marcando 15,500.
ANNA LUIZA GUERRA VICENTE (estudante) - Londrina

Correções
Na matéria "Entre os prefeituráveis, só dois são ‘políticos’" (Política, 19/8), a professora Celiana Lúcia da Silva (PPL) é vice do médico Odarlone Orente (PT).

Na matéria "Preconceito é barreira para moradores de rua" (Geral, 19/8), o coordenador-geral dos Direitos da População em Situação de Rua, Carlos Ricardo, ressaltou que as políticas públicas devem ser voltadas para o acesso ao trabalho e à habitação e não ao trabalho e à educação como publicado.

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br