Monsenhor Bernard merece respeito e consideração
Lemos com certa preocupação a notícia na FOLHA da intenção do novo arcebispo dom Geremias Steinmetz, recém-nomeado pelo papa Francisco, em transferir, o pároco da Catedral Metropolitana de Londrina, monsenhor Bernard Carmel Gafá, após mais de 50 anos de sacerdócio exemplar e faltando apenas dois anos para sua aposentadoria. Aprendi, desde quando era católico, a ter a maior e mais profunda admiração às sábias e precisas palavras desse missionário, que tivemos a honra de conhecer, desde 1966, quando assumiu a Paróquia Imaculada Conceição. Marcou de forma indelével em nossa vida, com suas sábias homilias, além de ter realizado nosso casamento, batizado e casado nossa filha, o que por certo ocorreu também a milhares de outros paroquianos. Com o devido respeito e acato, temos esperança que a intenção de dom Geremias seja repensada, à luz de embasadas manifestações, como a do dr. Ary Benedito Silva (Opinião, 12/12) entre outras, a respeito da exemplar trajetória, retidão e feitos do monsenhor Bernard. Afinal, como bem disse o grande estadista Winston Churchill: "Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor". O que acreditamos ser o caso, pois esse nobre sacerdote de Malta passou a ser um verdadeiro patrimônio espiritual dos londrinenses e, por isso, merece nosso maior respeito e consideração
MÁRIO JORGE TAVARES (administrador) – Londrina

Nuvem de corrupção
Na semana que passou tivemos alguns fatos que passaram despercebidos. O primeiro é a falsa renúncia do deputado federal Tiririca, um palhaço vagabundo e cínico. O outro fato é a aprovação do presente de Natal para a Shell. Vejam que a MP 795 presenteia essa multinacional com, insigne, R$ 50 bilhões por ano até 2040. Para que esse presente não fosse divulgado, nosso incorruptível Congresso Nacional precisava de uma nuvem de fumaça que foi a declaração do cínico Tiririca que fez a todos nós de bobos palhaços. Então, senhores, para quem perdeu R$ 51 milhões há poucos dias, cabe a pergunta: quanto e para quem a Shell pagou para ver aprovado um presente desse montante, em momento que o Brasil está enforcado com as despesas previdenciárias? Esse benefício não foi concedido pelas belas cores da empresa, mas pelas belas cores verdes do dólar.
ADEMAR CONSALTER (aposentado) – Londrina

Hegemonia dos aparvalhados
A vida corria de certa forma tranquila na terra do Tio Sam até que Barack Omaba, um sujeito de atitudes equilibradas, não exacerbadas e até diplomáticas, teve que entregar o cargo. As mentes atentas e desapaixonadas podiam prever pelo jeitão bravateador e arrogante do então candidato Donald Trump que se fosse eleito poderia se complicar no cargo. Houve uma recaída mental e emocional (ou a interferência dos hackers russos?) do povo americano e não deu outra: foi eleito e já está se complicando. No Brasil, o eleitorado está pior ainda. Não é fácil convencer os aficionados e aparvalhados simpatizantes do condenado Luiz Inácio Lula da Silva, que grande parte da situação econômica que o país atravessa atualmente foi gerada nos bastidores dos governos Lula e Dilma (PT). Não havia necessidade de mostrarmos, pois é fácil chegar a essa conclusão. Em que dia nosso país será, como alguns acreditam, o país do futuro? Só com muita educação, se não, neca de pitibiribas!
SWAMI VERONESI (músico) – Santo Antônio da Platina

Saudades, padre Vitor Gropelli
Nessa quarta-feira (13), celebramos com grande tristeza e saudade a missa de 7º dia do padre Vitor Groppelli, que foi um dos nossos maiores incentivadores no trabalho de peregrinações religiosas que fazemos há mais de 26 anos. Na lembrança, ficarão as memórias das suas reflexões e sabedorias em momentos e lugares da Terra Santa e outros destinos religiosos. No coração, ficará a saudade de alguém que tão pouco tempo atrás esteve conosco, rezando e nos ensinando muitas coisas. Que Deus o recompense por todo o bem que ele fez para nós e para Londrina. Que Deus o tenha recebido de braços abertos na Sua infinita misericórdia. E, nós que aqui estamos, continuamos seguindo em frente!
RITA VEZOZZO BRAILE (agente de turismo) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG,
en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal.
E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br