A Câmara Municipal de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) aprovou na sessão da última terça-feira (22) a alteração na data do Dia da Consciência Negra. Neste ano, o evento. comemorado sempre em 20 de novembro, cai em uma segunda-feira, mas a celebração foi transferida para o segundo domingo do mês. A Associação de Negros Procopenses (Anepro) acusou os vereadores de cederem a uma possível pressão feita pela Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (Acecp).

"Os parlamentares demonstraram que não entendem nada de sociedade, relações humanas, de viver em conjunto. Foi um ato de racismo", declarou o presidente da Anepro, Ivaí Lopes Barroso. "Aqui o preconceito é velado, as instituições são racistas e o Estado é estruturado com base nesse conceito. Isso não vai mudar nunca", pontuou.

Segundo Barroso, o movimento negro de Cornélio Procópio deve apresentar um outro projeto para revogar a emenda que autorizou a mudança de data. Apesar da insatisfação, o representante garantiu que haverá protestos. "Será o dia do racismo. É dessa forma que vamos lembrar do que a Câmara fez", comentou.

A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Câmara, Helvécio Alves Badaró (PSDB).