A antiga Usina Velha de Jaguariaíva, instalada na década de 1940 para mover a indústria Matarazzo, voltou à ativa. Sua estrutura foi recapacitada para operação e agora ela funciona como uma central de geração hidrelétrica (CGH), com 1000 KW de potência instalada. A inauguração ocorreu no último dia 27.

Autoridades, entre elas o prefeito José Sloboda e a vice Alcione Lemos, proprietários, consultores, representantes de empresas, instituições financeiras e órgãos governamentais estiveram na confraternização que marcou o startup das atividades da central geradora de energia.

Situada no Parque Linear do Rio Capivari, a Usina Velha agora produz eletricidade para oferta independente no mercado livre de energia. A detentora da concessão é a "Jaguariaíva Energia", integrante do grupo Enecel, de Minas Gerais. Um dos sócios, Raimundo de Paula Batista Neto, informa que o grupo já possui outro empreendimento semelhante no município, às margens da PR-151.

Conforme Raimundo Neto, a antiga usina mostrou potencialidade ao grupo de empreendedores que atua no segmento de geração e consultoria na área há mais de 20 anos. A produção, segundo ele, já está negociada por mais de quatro anos inclusive com a estatal de energia paranaense, a Copel. "Após um ano de obras, estamos orgulhosos em dizer que a Usina Velha está em operação", disse Raimundo Neto.

Além de evitar alagamento de áreas ou desvio de nova queda d’água, a reativação da Usina Velha promoveu a restauração da antiga estrutura. O prefeito José Sloboda comemora a revitalização do prédio, que faz parte da história jaguariaivense, e destaca que haverá também a contribuição da nova empresa no desenvolvimento da economia local.