Imagem ilustrativa da imagem Uenp firmará novos convênios com universidade da Espanha
| Foto: Divulgação
Pela parceria, a Uenp de Jacarezinho poderá ter dupla titulação também para o programa de mestrado e o curso de graduação em Direito


A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) anunciou que pretende firmar dois novos convênios de internacionalização com a Universidade de Murcia, na Espanha. O anúncio foi feito pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da instituição, professor Fernando de Brito Alves, juntamente com o professor Samuel Rodriguez Ferrandez, da universidade espanhola, que esteve em visita ao Brasil na última semana.

Atualmente, Uenp e Universidade de Murcia possuem um convênio que concede dupla titulação ao curso de doutorado em Ciência Jurídica. A ideia é criar outros dois convênios para que o programa de mestrado e o curso de graduação em Direito também tenham dupla titulação. "A exemplo do que já acontece com o doutorado, a dupla titulação fará com que o diploma do aluno de graduação e do mestrado também tenha validade não apenas no Brasil, mas em toda a União Europeia. Trata-se, portanto, de um avanço para o curso de Direito da Uenp, que já é um dos poucos cursos no País a ter parceria com uma das universidades mais antigas e conceituadas da Europa", explicou Fernando Brito. A Universidade de Murcia foi fundada em 1272, e é uma das mais antigas do mundo.

Para o professor Samuel Ferrandez, que é vice-decano de Qualidade e Novas Tecnologias da Faculdade de Direito da Universidade de Murcia, a parceria com a Uenp trouxe muitos benefícios para a instituição espanhola. E essa é uma das razões que motivou a elaboração de mais dois convênios. "O convênio tem proporcionado uma experiência muito interessante para nós. Hoje temos um aluno do doutorado em Direito da Universidade de Murcia aqui no Brasil para obtenção do duplo título. Além disso, nos últimos anos, temos participado do Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito, que é promovido pela Uenp", disse. "Com base nessa parceria, pudemos constatar a excelência do curso de Direito aqui em Jacarezinho. Por isso acreditamos que é possível, sim, ampliar essa parceria, que tanto tem ajudado as duas instituições", afirmou o professor.

O projeto para a ampliação do convênio ainda está em fase de elaboração. Para a coordenadora de Relações Internacionais da Uenp, professora Eliane Segatti Rios Registro, a extensão do convênio com a Universidade de Murcia é um sinal de que a Uenp está cada vez mais comprometida com internacionalização. "Trata-se de um caminho sem volta. E nós, enquanto Instituição, temos consciência disso. Esse processo é importante, não só por aproximar duas universidades de países diferentes, mas principalmente por oferecer aos alunos uma perspectiva ainda mais ampla de conhecimento e de atuação. Estamos muito felizes com essa notícia", pontuou.

O projeto que prevê a ampliação do convênio deverá passar por comissões das duas universidades, antes de ser implantado. A previsão é de que o projeto seja avaliado e aprovado por todas os órgãos e comissões ao longo de 2017 e comece a funcionar a partir de 2018.