Dourival Ribeiro da Silva, agente de saúde pública: primeiros escorpiões foram encontrados no município há 14 anos
Dourival Ribeiro da Silva, agente de saúde pública: primeiros escorpiões foram encontrados no município há 14 anos | Foto: Luiz Guilherme Bannwart



Santo Antônio da Platina - O Departamento Municipal de Epidemiologia, ligado à Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina, alerta os moradores para os riscos à saúde causados por escorpiões. A equipe do departamento prepara um mutirão para acabar com a infestação dos animais em pelo menos três bairros. As vítimas podem ir a óbito se não forem socorridas a tempo. Apesar do crescimento preocupante da espécie Tityus serrulatus, considerada a mais perigosa pelos biólogos, os registros de ataques no município ainda são considerados baixos. Em 2015, a Saúde registrou dois ataques. Este ano, quatro pessoas já foram picadas pelo animal.
De acordo com o agente de saúde pública Dourival Ribeiro da Silva, os primeiros escorpiões foram encontrados na cidade há 14 anos. "Trabalhava na (extinta) Sucam, quando fui informado sobre a existência de escorpiões no bairro Vista Alegre, localizado próximo ao Morro do Bim. Era o da espécie amarela, o mais perigoso. Foi feita a captura do animal, mas logo surgiram mais por ali mesmo e depois em outros bairros. Com o passar dos anos, a situação fugiu do controle", conta Silva.
A enfermeira Josiane Aparecida Teixeira, responsável pelo Departamento Municipal de Epidemiologia, explica que a Secretaria de Saúde pretende iniciar um trabalho para exterminar os animais, mas que para isso primeiro é preciso mapear a cidade. "Estamos preparando uma equipe com profissionais e voluntários para combater os escorpiões, mas antes de qualquer coisa precisamos saber onde estão as maiores concentrações desses animais. O trabalho é semelhante ao desenvolvido no combate à dengue, primeiro mapeamos a cidade para então as equipes saírem a campo", explica.
Ainda conforme Josiane, as equipes devem agir, principalmente, na prevenção e orientação à população. "Esses profissionais e voluntários irão fazer a captura, mas o objetivo vai muito além. A prevenção é o caminho para combater esses animais, por isso os moradores precisam estar orientados. O resultado só irá aparecer se cada um fizer a sua parte", cobra.
Segundo o responsável pelo Departamento de Endemias João Batista Pereira, há infestação de escorpiões nos bairros Jardim Bela Manhã, Vista Alegre e Vila Coelho. O Departamento de Epidemiologia, no entanto, informa que os animais também foram encontrados nos jardins Colorado, São Pedro e Santa Cruz, Conjunto Aparecidinho 3 e no centro da cidade, porém em menor escala.