Aumento no número de praticantes, revelação de destaques e dezenas de medalhas em competições. Estes são alguns dos resultados obtidos no atletismo ribeirão-clarense com o projeto esportivo ‘Correndo para Vida’. A iniciativa é uma das ações apoiadas pelo prefeito Mario Augusto Pereira e coordenado pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer.

Com 30 participantes, entre crianças e adolescentes, as aulas são coordenadas pelos professores Rodrigo Jorge e Thaerine Fortunato. Criado em 2002, o projeto já atendeu cerca de 200 crianças e cinco delas foram encaminhadas para grandes clubes como o Londrina Caixa de Atletismo, que concede ajuda de custo mensal, materiais esportivos e bolsa de estudo integral em universidade.

Os treinamentos acontecem de segunda à sexta, a partir das 17h30 no Parque Ambiental Salomão Sogayar. Entre os objetivos estão a melhora no estilo de vida, no condicionamento físico e na
saúde, além de manter os praticantes longe do sedentarismo.

De acordo com o treinador Rodrigo Jorge, vários atletas já se destacaram despertando o interesse de clubes de elite. "São benefícios para nossos jovens atletas, que se sentem valorizados pelo seu potencial, e são estimulados a treinar com mais vontade", disse.

Entre as principais conquistas estão o 3º lugar nos Jogos Escolares do Paraná 2014, 2º lugar nos Jogos Escolares do Paraná 2015, 3º lugar no Brasileiro de Atletismo 2015, 1º lugar no Campeonato Paranaense 2014, 1º lugar no Campeonato Paranaense 2015, 1º lugar Campeonato Paranaense 2016, 2º lugar Jogos Escolares 2017, 2º lugar no Campeonato Paranaense 2017 e 1º lugar nos Jogos da Juventude 2017.

"Mas acima de tudo, os valores que tentamos ensinar para nossas crianças atletas vão além de só ficar correndo por aí, mas sim acreditar em nossos sonhos lutado e dedicando-se cada vez mais em busca de nossos objetivos", explica Rodrigo. "Também ensinando-as a valorizar não apenas o triunfo, mas a luta", finalizou.