Outro anúncio feito pelo secretário João Carlos Gomes foi a construção de um Centro de Excelência e Inovação em Santo Antônio da Platina para atender o Norte Pioneiro
Outro anúncio feito pelo secretário João Carlos Gomes foi a construção de um Centro de Excelência e Inovação em Santo Antônio da Platina para atender o Norte Pioneiro | Foto: Fotos: Anderson Coelho



Jacarezinho - Na GeniusCon 2017, em Jacarezinho, o secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, fez dois anúncios que trouxeram ânimo ao ambiente empreendedor do Norte Pioneiro. Um deles é um projeto-piloto, que deverá acontecer nas cidades da região, para depois ser levado a outras regiões do Estado: um edital da Fundação Araucária que irá contemplar cinco projetos de startups em cada um dos cinco municípios do Norte Pioneiro. "Serão 25 projetos apoiados no valor de até R$ 30 mil para o desenvolvimento em 12 meses de uma ideia, de um processo ou de um protótipo ", afirmou Gomes.

Conforme o secretário, a região do Norte Pioneiro foi escolhida para o projeto-piloto devido às parcerias que podem ser encontradas na região. "Temos aqui um Sistema Regional de Inovação organizado, temos o Sebrae como parceiro, temos os municípios também parceiros nesse processo. Então, entendemos que seria uma parceria importante e que o resultado vai ser bastante positivo." O lançamento do edital deverá acontecer até o final do ano.

Outro anúncio feito pelo secretário é a construção de um Centro de Excelência e Inovação em Santo Antônio da Platina, que deverá atender todo o Norte Pioneiro. "Vamos fazer uma parceria com a prefeitura de Santo Antônio da Platina e com o Sebrae para implementar um Centro de Excelência e Inovação", disse o secretário. O objetivo é oferecer, em parceria com o Sebrae, qualificação aos micro e pequenos empreendedores na área de inovação através de cursos e treinamentos. Segundo Gomes, apenas Laranjeiras do Sul (Centro-Oeste) possui um Centro como esse. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) espera já ter a aprovação do projeto de construção do Centro de Excelência e Inovação até o final do ano.

Para o prefeito de Santo Antônio da Platina, José Coelho Neto, a construção do Centro coloca a cidade "na esteira da inovação e da tecnologia." Ele também diz esperar que, com o Centro, aumente o número de startups no município. "É um Centro de formação de mão de obra especializada. É um centro a princípio municipal para treinamento do pessoal de Santo Antônio da Platina, mas nada impede que ele se torne um Centro Regional."

Pedro Domingues: desenvolvimento de um sistema de gestão on-line já utilizado por 22 clientes
Pedro Domingues: desenvolvimento de um sistema de gestão on-line já utilizado por 22 clientes



Empresa sediada em Jacarezinho é caso de sucesso na região
Com sócios de cidades do Norte Pioneiro, a Compracam se tornou o primeiro negócio incubado na unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Jacarezinho. Assim, passou a ser considerado também um caso de sucesso no ambiente de empreendedorismo e inovação da região. A empresa desenvolveu um sistema de gestão on-line já utilizado por 22 clientes. "Agora, nós vamos gamificar. Traduzindo, vamos transformá-lo em um jogo", disse Pedro Domingues, um dos sócios da Compracam. Arthur Souza, gerente de Relações Comerciais do Tecpar, observa que o objetivo é que no futuro a incubadora tenha cerca de 10 a 15 empresas incubadas.

De acordo com Domingues, o convite e a seleção para incubação na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) foram determinantes para que os sócios estabelecessem a empresa em Jacarezinho. "O Sebrae deu o primeiro pontapé que ajudou muito, e depois a incubadora. Todos nós nos mudamos e moramos na mesma casa em Jacarezinho – os quatro sócios e um cachorro - e estamos incubados lá. Graças a isso, expandimos muito nosso mercado", concluiu.(M.F.C.)