De acordo com o prefeito de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar, não recai sobre o município a responsabilidade quanto às fiscalizações ambientais nas empresas, o que segundo ele compete ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Ainda de acordo com o prefeito, na tarde desta quarta-feira (19) ele irá participar de uma reunião na sede do IAP, em Curitiba, para discutir especificamente o assunto. "Trata-se de uma área particular, a qual o município não possui nenhuma responsabilidade, conforme já explicado inúmeras vezes ao grupo que defende os interesses ambientais. Entretanto, nesta quarta-feira estarei pessoalmente com o presidente do IAP (Luiz Tarcísio Mossato Pinto) e com o proprietário da área (Leandro Garanhani) para tratar do assunto. Há interesse entre as partes na criação de um condomínio residencial e um parque industrial naquela localidade, e em contrapartida pretendemos incluir na negociação o projeto de criação do Parque Ambiental Vale da Pirambeira. Porém, é preciso paciência, pois as coisas não acontecem da noite para o dia como muitos imaginam", adverte.

A chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho, Rosa Maria Gonzaga Bacon, informou que o órgão está providenciando os relatórios solicitados pelo advogado André Tressoldi, porém, não há prazo para a entrega dos documentos. Segundo ela, as fiscalizações de supostos crimes ambientais ocorrem através de denúncias, e, periodicamente, para a renovação dos documentos necessários para o funcionamento das empresas, que operam sem qualquer impedimento legal no município. (L.G.B.)