Bandeirantes - Cerca de 70% dos serviços de construção da nova ponte sobre o Rio das Cinzas, entre Bandeirantes e Itambaracá, foram concluídas. A nova ponte deve ser concluída até o mês de dezembro, mas o local só deverá ser liberado para o trânsito de veículos no primeiro semestre de 2017, após os procedimentos técnicos de segurança para liberação da estrutura e os trabalhos de pavimentação e sinalização no trecho.
As equipes de trabalho contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) trabalham agora na estruturação das primeiras lajes da ponte. O investimento do governo do Paraná é de R$ 15,1 milhões na obra.
Nas últimas semanas, 18 das 36 vigas pré-moldadas foram colocadas na estrutura da ponte no lado de Bandeirantes. Para quem passa pelo local, já é possível observar metade da estrutura levantada. A outra parte, no lado de Itambaracá, deve ser executada durante o mês de novembro, após a conclusão das lajes.
A construção da nova ponte foi necessária após a antiga ter sido destruída em decorrência das fortes chuvas nos primeiros meses do ano. Para que o problema não se repita, a nova estrutura está sendo reforçada. Na obra inteira estão sendo usados aproximadamente 120 toneladas de ferro e 1.500 metros cúbicos de concreto.
Além disso, a nova ponte será maior, com 5 metros de altura, 210 metros de extensão e 12,80 metros de largura, eliminando as possibilidades das cheias do Rio das Cinzas de invadir a rodovia. Serão duas faixas de circulação e acostamento nos dois sentidos. Ao todo haverá 80 estacas, com 15 metros de profundidade e dez pilares no rio.

BALSA
Enquanto são executadas as obras na ponte, a travessia entre as cidades de Bandeirantes e Itambaracá é feita por uma balsa contratada pelo DER. Por dia, mais de 1,2 mil veículos que circulam pela PR-436 utilizam o serviço.
A embarcação funciona todos os dias das 6h às 19h e tem capacidade para o transporte de até 12 veículos leves ou dois caminhões trucados e mais 30 passageiros. Caminhões, carros, motos e pedestres não pagam tarifa pela travessia. O DER investiu R$ 500 mil no aluguel da balsa.
Após concluída, a nova ponte vai beneficiar diretamente os 40 mil moradores de Bandeirantes e Itambaracá, além dos outros municípios da região.