Imagem ilustrativa da imagem Nova ponte deve ficar pronta no fim do ano
| Foto: Jorge Woll/DER
Ponte terá duas faixas de circulação e acostamento nos dois sentidos; travessia entre Bandeirantes e Itambaracá continua sendo feita por balsa



Bandeirantes - Todas as 36 vigas pré-moldadas que serão usadas na nova ponte sobre o Rio das Cinzas, entre Bandeirantes e Itambaracá, estão prontas. A última foi concretada na semana passada. As duas cabeceiras da nova ponte também estão prontas. O canteiro de obras avança e já alterou a paisagem sobre o Rio das Cinzas.
A obra contratada e supervisionada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vai refazer a ligação terrestre entre as cidades de Bandeirantes e Itambaracá. A antiga ponte foi levada pelas fortes chuvas do início deste ano. O investimento do governo do Paraná é de R$ 15,1 milhões na obra.
Após concluída, a nova ponte vai beneficiar diretamente os 40 mil moradores de Bandeirantes e Itambaracá, além dos outros municípios da região. Até a obra da ponte ser finalizada, a travessia entre as duas cidades é feita por uma balsa contratada pelo DER.
Mais alta para não ser atingida pela correnteza com as cheias do Rio das Cinzas, a nova ponte terá 5 metros de altura, 210 metros de extensão e 12,80 metros de largura. Serão duas faixas de circulação e acostamento nos dois sentidos. Ao todo haverá 80 estacas, com 15 metros de profundidade, e dez pilares no rio.
A ponte terá cinco travessas, as chamadas longarinas, que dão sustentação para o tabuleiro onde passará o pavimento. Uma destas travessas já foi concluída e outras duas devem ser finalizadas esta semana.
Depois que todas as travessas estiverem prontas, serão lançadas as 36 vigas pré-moldadas. Este trabalho tem previsão para começar na metade do mês de setembro e a ponte deverá ficar pronta até o fim do ano. Na obra inteira da ponte serão usadas aproximadamente 120 toneladas de ferro e 1.500 metros cúbicos de concreto.

TRAVESSIA
Enquanto segue a construção da nova ponte, a travessia entre as cidades de Bandeirantes e Itambaracá é feita por uma balsa contratada pelo DER. A embarcação funciona todos os dias das 6h às 19h e tem capacidade para o transporte de até 12 veículos leves, ou dois caminhões trucados, e 30 passageiros.
Caminhões, carros, motos e pedestres não pagam tarifa pela travessia. O DER investiu R$ 500 mil no aluguel da balsa, que facilitou a vida de Luiz Gustavo da Silva Barbosa, de 21 anos, morador de Itambaracá. Ele trabalha com transporte de produtos de um supermercado da região e faz a travessia quatro vezes por dia.
"Antes da balsa a gente tinha que ir por Andirá, todos os dias. Dá quase 80 quilômetros a mais. A travessia com a balsa demora somente dois minutos", afirmou Luiz Gustavo. Para ele, a nova ponte será a solução definitiva para a região. "A antiga era muito baixa, rente ao rio. Esta nova vai ser bem melhor e vai resolver de vez para nós, moradores", disse.
Claudemir Moisés de Lima, de 41, mora em Itambaracá e usa todos os dias a balsa para fazer a travessia. "Está melhor, porque não precisamos mais dar a volta por Andirá, ficava muito longe e o gasto era grande", disse Lima.
Além de facilitar a vida dos moradores, a balsa também ajuda no escoamento dos produtos da agricultura da região.