Carreta-escola do Senac


Cambará - A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária lançou recentemente o curso de Cabeleireiro Auxiliar para aprendizes em Cambará. O curso será ministrado na Carreta-Escola da Moda e Beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac/PR). A unidade está estacionada na Praça Dr. Miguel Dinizo, no centro da cidade. Outros três cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), coordenado pela Sets/PR, Senac também beneficiarão a comunidade. A carreta-escola foi totalmente adaptada para atender diferentes cursos como cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiador e design de sobrancelhas, dentre outros.




'Inclusão de Talentos'

Cornélio Procópio - Começou ontem, o III Projeto Artístico - ''Inclusão de Talentos'' que traz atividades como dança, teatro e encenações. O objetivo é promover a integração dos alunos das classes comuns com os alunos que necessitam de atendimento educacional especializado. Cerca de 200 alunos participaram da abertura do evento, no Centro Cultural Galdino de Almeida. O evento, que já teve duas edições anteriores em 2007 e 2010, promete este ano surpreender ainda mais os espectadores até o final de semana. Segundo os organizadores, as pessoas com necessidades especiais possuem dons que devem ser demonstrados e prestigiados, além de merecerem respeito de toda a sociedade.



Cadd completa 30 anos


Jacarezinho - A Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (Cadd) realizou recentemente uma confraternização em comemoração aos 30 anos da instituição, com participação de seus funcionários, representantes da comunidade e voluntários. As atividades foram abertas com uma missa de ação de graças, celebrada pelo bispo diocesano dom Antônio Braz. O orientador geral da Cadd, Antônio Carlos Choma, agradeceu aos funcionários e a todos que ajudam a manter a instituição, contribuindo para a superação de dificuldades. ''Estamos em atividade há 30 anos. Isso é muito importante e especial se pensarmos na quantidade de vidas e famílias que ajudamos a recuperar'', destacou.




Curso para trabalhadores na forragicultura


Sertaneja- Foi realizado recentemente nesta cidade, no Sítio do Zatanas, um curso para trabalhadores na forragicultura, a fim de estabelecer, recuperar e reformar pastagens, minimizando os riscos de fracasso na execução destas atividades. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e de segurança no trabalho e instrutor do Senar, Glauco Bitonti. Ele explicou que no manejo do pasto, prioriza-se a maior proporção da dieta do animal em folhas, mas é necessário que o produtor rural conheça e compreenda não apenas o processo de transformação do pasto em produto animal, mas, sobretudo, entender e controlar os processos de crescimento e desenvolvimento que resultam na produção da forragem a ser consumida. O curso foi patrocinado pelo Sindicato Rural de Cornélio Procópio.




Município quer adequações em trecho da PR 151

Ribeirão Claro - Representantes da prefeitura de Ribeirão Claro se reunirão nos próximos dias com diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para solicitar adequações e instalação de dispositivos de segurança na PR 151. A área que motivou o pedido fica a cerca de oito quilômetros do município, no trecho até Carlópolis. O objetivo é dar mais segurança aos motoristas e pedestres que circulam pelo local. Entre as ideias estão a construção de áreas de escape e a construção de muretas. Um dos trechos mais complicados apresenta uma descida acentuada de pouco mais de um quilômetro e termina em um trevo que dá acesso a Carlópolis e ao distrito administrativo da Cachoeira. Motoristas que não conhecem o trajeto descem a serra acima da velocidade e quando percebem o erro, não há mais como diminuir a velocidade, causando acidentes graves.




Servidores participam de curso de qualificação

Ibaiti- Funcionários da fundação Hospitalar Municipal que atuam nas Unidades Básicas de Saúde participaram recentemente de um Programa de Qualificação para Profissionais que atuam nesta área. Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, o curso permitirá uma ação inovadora e lógica para a organização de programas como o Atenção Primária a Saúde, fortalecendo a capacidade de assistência e de gestão. A partir desta semana, os servidores que participaram do curso já estão atendendo dentro das normas que foram estabelecidas no Programa de Atenção Primária do SUS em todas as unidades de Saúde do município e dos distritos.