Ibaiti - O agora ex-pároco da cidade de Ibaiti, padre Anderson Marchiori, conta que, apesar de o parque ter sido criado na década de 1980, só recebeu investimento e uma infraestrutura mínima – portaria, sanitários, calçadas - nos anos 1990.
Naquela época, o parque passou a ser muito visitado por moradores e visitantes da região, que é rica em belezas naturais. Porém, o local ficou fechado e completamente abandonado durante toda a década de 2000.
"Eu assumi a paróquia em 2012 e começamos a empreender esforços na comunidade para reabrir o parque", lembra. O local, segundo ele, acabou se tornando ponto de encontro para usuários de drogas e até prostituição.
A revitalização só começou a sair do papel em 2015. Na ocasião, o padre participou de um encontro de reitores de santuários e surgiu dali a ideia de incluir o parque, que fica próximo ao Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus, de Ibaiti, na rota do turismo religioso da cidade.
Com apoio da Paraná Turismo, Núcleo Regional de Educação, Câmara de Vereadores, entidades e empresários locais, a paróquia reuniu recursos e a prefeitura forneceu a mão de obra para que o parque fosse reformado e reinaugurado em 2016. O padre adianta que a intenção é, no futuro, construir uma via-sacra entre o santuário e o parque para receber os turistas religiosos.

O QUE TEM NO PARQUE
O Parque Ecológico da Mina Velha possui extensão aproximada de 1,8 quilômetro e abriga a única mina de carvão desativada para visitação em todo o Paraná. A área de mata virgem é repleta de trilhas e galerias onde era realizada a exploração de carvão. O parque também conta com uma cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura.
A imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ficava em uma gruta, foi retirada temporariamente do local para ser restaurada após a ação de vândalos. A santa será devolvida ao espaço com uma proteção, para evitar novos ataques. O Parque da Mina Velha fica muito próximo ao centro da cidade e a visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. (A.S.)