O Sebrae/PR e as equipes de 11 Salas do Empreendedor do Norte Pioneiro realizam até 17 de fevereiro a Semana Especial de Mutirão para Regularização do Microempreendedor Individual (MEI) – categoria que representa os negócios que faturam até R$ 60 mil por ano. O mutirão será uma oportunidade para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), formalizar o negócio, obter informações sobre gestão das empresas e tirar dúvidas com especialistas em pequenos negócios.

O consultor do Sebrae/PR, Matheus Poleto, esclarece que o microempreendedor individual também deve prestar contas junto à Receita Federal por meio da entrega da DASN, referente ao exercício financeiro de 2016. A declaração é gratuita e o prazo para entrega termina no mês de maio. Aqueles que não entregarem o documento estão sujeitos a pagamento de multa e terão irregularidades no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), prejudicando o andamento dos negócios.
Poleto alerta que os microempreendedores devem fazer a entrega do documento o quanto antes. "A entrega da declaração evita o pagamento de juros, multa e correção nos seus boletos mensais, referentes ao ano vigente", diz.

O consultor explica que, durante o mutirão, o Sebrae/PR terá consultores atendendo em todas as Salas do Empreendedor. "Além de regularizar a situação dos negócios informais e sanar dúvidas, uma das preocupações do Sebrae/PR é conscientizar os microempreendedores individuais sobre a importância de investir na gestão para melhorar a competitividade e a lucratividade empresarial", informa.

Imagem ilustrativa da imagem Mutirão para microempreendedores



BENEFÍCIOS
Entre alguns dos benefícios que envolvem os microempreendedores individuais estão à cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa, acesso a crédito bancário, compras e vendas em conjunto, redução da carga tributária, controles simplificados e facilidade para vender para as esferas públicas.

Com exceção de Santana do Itararé, cujo mutirão foi realizado no dia 13, ainda dá tempo de procurar a Sala do Empreendedor em dez municípios: Carlópolis, Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Bandeirantes, Cambará, Joaquim Távora e Ribeirão Claro.