Imagem ilustrativa da imagem Mostra EnCena prossegue até domingo
| Foto: Elenize Dezgeniski/Divulgação
CiaSenhas de Teatro, de Curitiba, apresenta hoje "Delicadas Embalagens", tragicomédia do mundo contemporâneo, que aborda conflitos entre uma família muito jovem



Jacarezinho - Uma família onde o afeto é substituído por coisas, e o consumo está acima dos sentimentos e laços que os envolvem. Esse é o tema da peça "Delicadas Embalagens", que será apresentada, hoje a partir das 20h30, pela curitibana CiaSenhas de Teatro, na 12ª EnCena, a Mostra de Teatro de Jacarezinho. O espetáculo promete emocionar o público com essa tragicomédia do mundo contemporâneo, que aborda conflitos entre uma família muito jovem.
A mostra começou no último sábado e prossegue até domingo. Ao todo, o evento está proporcionando 12 espetáculos, além de oficinas para atores iniciantes e contação de histórias. As atividades são realizadas no palco do Conjunto Amadores de Teatro de Jacarezinho (CAT), em escolas municipais, no campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e em praças públicas de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
O EnCena é uma das maiores mostras teatrais do Paraná. O evento foi criado em 2005 para compor no Brasil um corredor de circulação de espetáculos teatrais vindos de diversos países do Mercosul, buscando uma maior integração cultural do bloco. As primeiras edições foram realizadas em parceria com o Festival Internacional de Londrina (Filo), o que possibilitou a participação de companhias teatrais da França, Espanha, Argentina, Bolívia, de Cuba e do Equador. "O EnCena já é parte da cultura da nossa cidade. É tão importante, que trata-se de um evento regulamentado por lei. Há mais de uma década, a mostra procura trazer espetáculos de referência para o público de Jacarezinho e região. E esse ano não está diferente", conta Elaine Sartore Diniz, técnica de atividades culturais do SESC, e uma das organizadoras do evento.
A abertura do EnCena, no último sábado, ficou por conta da Cia. de Dança do Teatro Guaíra, que apresentou o espetáculo "La Cena". Um musical inspirado em contos e personagens de E. T. A. Hoffmann ("Quebra-Nozes & Camundongo Rei" e o "Homem de Areia"); Neil Gaiman ("Sandman") e nos Ballets Russes (1909 a 1929) de Serguei Diaguilev, uma companhia que influenciou o balé contemporâneo. "Nós estreamos esse espetáculo em fevereiro, e desde então estamos viajando o Brasil com a peça, e tem sido maravilhoso", conta Ricardo Garanhani, ator, cenógrafo e bailarino da Cia. "Abrir uma mostra de teatro como essa é uma responsabilidade muito grande. Nós já estivemos aqui no ano passado, e sabemos o quanto o EnCena é importante para a região. É um orgulho participar desse evento", complementa.

SERVIÇO
12ª EnCena - até 14 de agosto

PEÇAS
10/08, às 20h30, no CAT - "Delicadas Embalagens" – CiaSenhas de Teatro
11/08, às 20h30, no CAT - "Diário de Bordo" – com a atriz Isadora Ribeiro
12/08, às 20h30, no CAT - "As Quarentonas Um e Meio" – Cia Navegantes de Teatro,
13/08, às 9h, na Praça Rui Barbosa de Jacarezinho - Palco Giratório SESC com o espetáculo "A Carroça É Nossa", do Grupo Xama de Teatro, de São Luiz (MA)
14/08, às 14h, na praça central Santo Antônio da Platina: Palco Giratório SESC com o espetáculo "A Carroça É Nossa", do Grupo Xama de Teatro, de São Luiz (MA)

OFICINAS
10/08, 13h, no SESC Jacarezinho - Improvisação para Iniciantes
13/08, às 14h, no no SESC Jacarezinho - Contar Histórias: A Arte da Memória

Pontos de Venda - Conjunto Amadores de Teatro de Jacarezinho (CAT)
Quanto – R$ 10 e R$ 5 (meia) - ingressos limitados
Informações - (43) 3525-3589