Cornélio Procópio - A professora, agricultora e ambientalista, Izabel Marson, participou ativamente da discussão e campanha pelo não fracking em Cornélio Procópio. "Nós, que trabalhamos com o meio ambiente, entendemos que o que há de mais importante na nossa região é o solo e a água. Por isso, estamos em busca de protegê-los", afirmou. Segundo ela, uma mineradora tem feito sondagens na região há vários meses. "Por isso, procuramos a Câmara, que tinha um projeto aprovado, mas não era completo e nos deixava descobertos em relação à água e exploração do solo", contou. Após o apelo da sociedade civil organizada, a Casa aprovou o texto em primeira discussão em sessão realizada na última terça-feira (20).
O vereador de Cornélio Procópio Fernando Peppes (PMDB), autor do Projeto de Lei 036/16, também assinado pelos parlamentares Edimar Gomes Filho (PSB), Rafael Haddad Manfio (REDE) e Vanildo Sotero (PP), lembrou que o assunto veio à tona após uma série de especulações sobre caminhões que estariam percorrendo a região teoricamente em busca de petróleo. "O pessoal de Umuarama entrou em contato conosco nos informando sobre as pesquisas que estavam sendo feitas aqui na nossa região. Foi aí que tomamos ciência do fracking", contou.
Segundo Peppes, a região possui um dos melhores solos do mundo e água em abundância. "Se o fracking for permitido aqui, vai deixar a nossa terra estéril. Nossa atitude é em defesa da nossa agricultura e dos futuros riscos que podemos sofrer com a prática" alertou. Os vereadores de Cornélio Procópio receberam bem a proposta, que foi debatida com a sociedade civil organizada, e na primeira discussão, aprovaram o projeto de lei por unanimidade. "Tenho feito um apelo aos vereadores dos municípios da região para apresentarem projetos semelhantes. Assim, quando houver o próximo leilão [da ANP], as empresas não terão interesse em vir para a nossa região", afirmou.

EM LONDRINA
Na Câmara Municipal de Londrina (CML) está em tramitação, desde o começo de junho, o Projeto de Lei 51/2016, de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT), com o mesmo objetivo de proibir o fracking. De acordo com a assessoria de imprensa da CML, o texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que já se manifestou favoravelmente à lei. O projeto tramita agora nas outras comissões do Legislativo, que solicitaram a manifestação de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Londrina), Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema), ONG MAE, ANP, Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a respeito do assunto. A última movimentação do projeto ocorreu em 20 de setembro. (A.S.)