Em nota enviada ontem à FOLHA, a juíza Emília Simeão Albino Sako negou todas as acusações, ressaltando que seus atos processuais, incluindo as audiências e sentenças, obedecem rigorosamente a legislação.
Ela também divulgou dados da Justiça do Trabalho que mostram que a Jurisdição de Cornélio Procópio possui, proporcionalmente, um número equivalente de ações que outras Jurisdições de porte semelhante, como Santo Antônio da Platina.
A Jurisdição de Cornélio Procópio abrange 15 municípios, num total de 137,6 mil habitantes. Em 2015, 2.117 ações foram ajuizadas nas duas varas do trabalho da cidade, apresentando uma média de 65 ações por habitante.
A Jurisdição de Santo Antônio da Platina, formada por sete municípios, abrange 97,3 mil habitantes, apresentando uma média de 66 ações morador.

Confira a nota da juíza:
"A Exma. Juíza Emília Simeão Albino Sako nega todas as acusações que lhe foram dirigidas pelo grupo autodenominado de Movimento de Ação Popular e pelo advogado Mateus Quaresma da Conceição Coelho Vergara, procurador das empresas do Grupo Empresarial Comtrafo, e esclarece que todos os atos processuais, incluindo as audiências e sentenças, em seus mais de 20 anos de magistratura, são praticados em estrita observância à legislação aplicável, estando todas as decisões sujeitas à apreciação de outras instâncias de jurisdição, conforme as regras do sistema recursal trabalhista vigente". (R.P.)