Jaguariaíva - A realização de uma audiência pública foi o primeiro passo da Prefeitura de Jaguariaíva para implantar uma nova gestão para o Hospital Carolina Lupion. O encontro contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre secretários, autoridades da área, e do prefeito José Sloboda, que mediou a discussão.

Segundo a secretária de Saúde, Amália Alves, só no ano passado a manutenção do hospital superou a marca dos R$ 10 milhões e apenas 40% dos leitos são ocupados. Pelo atual modelo de administração, o hospital não pode atender convênios e particulares, com os custos cobertos em grande parte pelo município, e verbas da União e do Estado. Uma das sugestões no debate, inclusive, foi de criar meios que possibilitem ampliar o atendimento para a rede privada, garantindo mais receita para a instituição de saúde.

Para o prefeito, o desafio é melhorar a gestão do Carolina Lupion e, consequentemente, o atendimento oferecido à população. "Com um novo modelo de gestão o município poderá dividir as despesas com planos de saúde, particulares e municípios da região. Com a economia gerada poderemos investir mais no atendimento básico nas unidades de saúde, farmácia, Caps e outros." Ele ressaltou a possibilidade de trazer novas especialidades para Jaguariaíva e, com isso, diminuir o transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio. Em 2017 o município transportou mais de 16 mil pessoas para outras cidades para consultas e exames.

O prefeito de Santa Mariana, Jorge Nunes, participou da audiência, apresentado o modelo de gestão adotado pelo hospital de seu município, cuja administração é feita por uma empresa do setor. Outras experiências desenvolvidas em cidades da região foram apresentadas por seus representantes.

Sloboda informou que será formada uma comissão de acompanhamento e visitas a modelos que deram certo e podem ser mais adequados ao hospital auxiliando na escolha do sistema administrativo, visando melhorar os serviços oferecidos, diminuindo custos e ampliando o atendimento inclusive em especialidades. Entre os modelos avaliados estão as parcerias público-privada, gestão compartilhada ou concessão.