Assaí - A participação no Ceforc influenciou na escolha da profissão do jovem Paulo César Rodrigues, de 23 anos, hoje estudante do último ano do curso de Educação Física e instrutor de academia. Ele entrou para o projeto aos 17 anos. Na época, ajudava a tomar conta da criançada e também treinava futebol com os adultos. Segundo ele, que já gostava de esportes, a participação no projeto social o inspirou na escolha da graduação. "Minha intenção é abrir mais escolinhas sociais, dar continuidade ao trabalho começado pelo Negri", afirma. Para ele, os atletas do Ceforc formam uma grande família. "É gratificante ouvir: ‘Tio, quando eu crescer, quero ser igual a você.’ Vemos que estamos no caminho certo." Até o ano passado, Rodrigues estagiava no projeto.
O estudante do terceiro ano de Direito Bruno Leonardo Vicente, 20, começou no projeto aos 13 anos e chegou até mesmo a fazer testes em clubes de futebol como o Avaí (SC). "Para mim foi muito importante. O Negri foi como um pai pra gente, dava conselhos, me ajudou muito, ensinou como era o mundo lá fora. Hoje, eu estudo, tenho boas notas e trabalho num escritório de advocacia", conta. Vicente diz que, ao longo dos últimos anos, viu várias crianças e jovens sendo resgatadas das ruas. "Estavam perdidos, se envolvendo com drogas. O Negri cobrava disciplina. Então, muitos saíram dessa vida para entrar no projeto, participar dos campeonatos", lembra. O estudante sonha em seguir carreira de advogado ou até mesmo delegado.
Para Rafael Rodrigues dos Santos de Oliveira, 21 anos, que hoje trabalha numa metalúrgica, o Ceforc ajudou na socialização. Ele começou no projeto aos 13 anos e, até então, tinha uma "cabeça diferente", diz. "A gente deixou de brincar na rua para frequentar a quadra de esportes. A molecada ficou mais humana, disciplinada, calma", garante. Oliveira considera que o projeto o ensinou que o trabalho é a forma mais digna de ganhar a vida. "Ficar na rua não dá futuro", atesta. Veterano do Ceforc, o ex-aluno ainda hoje se reúne com os colegas para jogar uma bolinha. (A.S.)