O maior Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros do Paraná, anunciado em junho de 2015 pelo então subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, Ezequias de Paula Natal, e pelo autor do projeto na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Lupion (DEM), deve ter suas obras iniciadas em Santo Antônio da Platina somente em 2018. Orçada em R$ 9,1 milhões, a unidade contará com 152 bombeiros militares e irá atender 21 municípios do Norte Pioneiro. A fase de projetos foi concluída em novembro do ano passado e os documentos protocolados no mesmo período junto à Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná), mas ainda aguarda autorização orçamentária da Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda).

Em janeiro deste ano, o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jefferson Gregório, informou que a licitação para o início das obras dependia da autorização do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a demolição da estrutura existente no terreno que pertence a União, onde será construído o novo quartel, o que, segundo o oficial, deve ocorrer nos próximos dias. "Depois é só aguardar a autorização da Sesp, pois já cumprimos todas as etapas necessárias para a licitação da empresa responsável pela execução da obra", explica.

Pedro Lupion disse que a implantação do SBI em Santo Antônio da Platina está prevista em lei aprovada em 2015. De acordo com o parlamentar, existe rubrica orçamentária e "o projeto está razoavelmente pronto". "O problema maior é a implementação das vagas que são necessárias, porque quando se cria um grupamento independente como este é preciso praticamente triplicar o número de oficiais, e o quadro do Corpo de Bombeiros está bem reduzido", esclarece o democrata. "Existe um projeto grande para se criar três comandos regionais do Corpo de Bombeiros, que desafogaria isso. Há parecer favorável da Sesp, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e a questão agora é orçamentária para a criação dessas vagas", complementa.

Conforme o major do Corpo de Bombeiros Ivan Ricardo Fernandes, chefe do Departamento de Engenharia da Sesp, os projetos já estão todos prontos e aprovados. Entretanto, segundo o oficial, existem dois obstáculos que ainda impedem o início das obras. "Primeiro é preciso haver a renovação da cessão de uso do terreno que pertence à União, pois como vai ocorrer uma demolição para construção do novo quartel, a Secretaria de Patrimônio da União precisa autorizar o processo e fazer um aditivo no termo de cessão de uso para o Estado. Esta é uma questão técnica. A segunda questão é orçamentária e financeira. Nós temos uma série de demandas aqui (Sesp), dentre as quais essa de Santo Antônio da Platina, e tudo dependerá de quanto a Sefa irá nos estabelecer de teto orçamentário para investimentos. Dentro disso, tentamos colocar todas as obras que são prioritárias, e o subgrupamento está entre elas", garante o oficial.

Ainda de acordo com o major Fernandes, o processo de inclusão dos projetos no sistema orçamentário da Sesp deve ser concluído até sexta-feira (25). "A Secretaria de Fazenda vai tentar contemplar a demanda de todos os órgãos, e mais para o final do ano ou começo de 2018 teremos o parecer. O projeto para a construção do subgrupamento do Norte Pioneiro está na planilha elaborada aqui pelo Setor de Engenharia da Sesp, porém, a autorização da licitação para o início das obras depende da Sefa", pondera.