Atendimentos em São Jerônimo da Serra
São Jerônimo da Serra
- A feira de serviços gratuitos do programa Paraná Cidadão
registrou cerca de 2,5 atendimentos em São Jerônimo da Serra. Foram atendidas em torno de 1,5 mil pessoas do município, que soma pouco mais de 11 mil habitantes. O evento foi realizado na semana passada. Um dos serviços mais procurados foi a emissão de carteira de identidade por meio do projeto Criança e Adolescentes Protegidos – foram confeccionados cerca de 100 documentos. O Paraná Cidadão é coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e conta com a colaboração de outras secretarias estaduais e de instituições parceiras. Para o prefeito de São Jerônimo da Serra, foi importante receber o programa. "A comunidade pôde utilizar diversos serviços que necessita."

Conscientização contra a dengue
Ribeirão do Pinhal
- A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal promove até sexta-feira (24) uma campanha de orientação e combate à dengue, que incluem ações de divulgação, palestras para os alunos sobre como combater a dengue e coleta de materiais provenientes da limpeza dos quintais. Também está programada uma passeata para sexta-feira com estudantes e grupo Melhor Idade para divulgar a importância de combater os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. A campanha também será realizada no Distrito da Triolãndia e na Vila Rural no início de março.

Parceria para gerar emprego e renda
Tomazina
– A Prefeitura de Tomazina e o Sebrae firmaram uma parceria e o município agora vai fazer parte das "Cidades Empreendedoras" atendidas pela entidade e a população deve ganhar diversas oportunidades com o fomento dos micros e pequenos negócios para o desenvolvimento econômico local. Cerca de 80% dos empregos no Brasil são gerados pelos pequenos e micro negócios, e "com o apoio técnico correto as chances de sucesso para quem deseja empreender aumentam muito", explicou o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios no Sebrae/PR (UAN), César Reinaldo Rissete, que é responsável pelos processos de sensibilização e acompanhamento junto às prefeituras no Paraná. Flávio Zanrosso destacou a importância do suporte do Sebrae para incentivar novos negócios em Tomazina.

Patrulha Escolar Comunitária
Jaguariaíva
- A Patrulha Escolar, que realizará ações preventivas de segurança pública nas escolas e também repressão à criminalidade, foi instalada oficialmente em Jaguariaíva na semana passada. Em parceria com a cidade de Arapoti, o município de Jaguariaíva foi incluído no programa graças à contrapartida das duas prefeitura na reforma da viatura que será usada pelos policiais escalados para o trabalho. Segundo o tenente Saulo Vinicius Hladyszwski, comandante da Patrulha Escolar em Ponta Grossa, a atuação é 3% repressiva e 97% preventiva, inclusive com a realização de palestras de orientação comunitária pelos dois policiais que farão o serviço.

Justiça no bairro em Cornélio
Cornélio Procópio
– A cidade de Cornélio Procópio sediará o projeto "Justiça no Bairro" nos dias 7 e 8 de abril. Desenvolvido pela desembargadora Joice Camargo, o projeto tem cunho social e é destinado à população mais carente. Será realizado pelo Judiciário em parceira com o Sesc e prefeitura. Entre outros serviços que serão ofertados estão emissão de documentos como RG e carteira de trabalho, promoção de casamento coletivo, audiências para definição de divórcio e pensão alimentícia, entre outros. O projeto também atenderá moradores de Uraí, Nova Fátima, Congonhinhas, Santo Antônio do Paraíso, Rancho Alegre, Leópolis e Sertaneja. Os serviços oferecidos são gratuitos, com exceção do exame de DNA.