Técnicos do TCE orientaram sobre como trabalhar com o Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM)
Técnicos do TCE orientaram sobre como trabalhar com o Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM) | Foto: Antônio de Picolli/Divulgação


Ribeirão do Pinhal - Prefeitos das regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná se reuniram na quinta-feira (22), em Ribeirão do Pinhal, para debaterem soluções nas áreas administrativas e tributárias da gestão pública. O evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Prefeitura de Ribeirão do Pinhal, aconteceu no Centro Cultural José Martins Sobrinho e contou a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, que propôs parcerias entre o governo estadual e os municípios.

O 1º Encontro dos Municípios do Norte Central e Pioneiro do Paraná reuniu representantes da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), servidores e técnicos municipais e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os participantes tiveram palestras sobre boas práticas e fortalecimento da administração pública, debateram estratégias para melhorar o desempenho nas áreas financeira, jurídica, compras, licitação, tributação e recursos humanos visando iniciativas capazes de ampliar as receitas municipais, e orientações sobre como trabalhar com o Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM).

De acordo com o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) o sistema visa agilidade ao processo de preparação dos dados e de sistematização na coleta de informações necessárias ao exercício do controle externo na área municipal. Esses dados irão compor a Prestação de Contas Anual.

O prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Amunop, Amim Hannouche (PSDB), destacou a importância do evento salientando sobre a responsabilidade dos servidores, técnicos e gestores na administração pública. "Em Cornélio Procópio, por exemplo, temos 1,4 mil servidores, e infelizmente não tenho como controlar todas as ações de cada pessoa, mas se um erra é o gestor que responde. Por isso é essencial o aprimoramento técnico para obtermos bons resultados e se evitar problemas futuros com o Tribunal de Contas e outros órgãos estadual e federal", avalia.

Para o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Wagner Martins (PHS), o momento é de mudança na forma de administrar os municípios, "menos política e mais ação". "O País passa por uma crise econômica preocupante, e para fazer uma gestão eficiente precisamos mudar a nossa mentalidade. São ações como esta promovida hoje em Ribeirão do Pinhal que conseguiremos obter resultados diferentes", pondera o humanista.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Ratinho Júnior, disse que o governo estadual está à disposição dos prefeitos para investimentos em pavimentação, acessibilidade, revitalização de praças, aquisição de terreno para habitação, entre outras obras que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios. "Junto com os municípios, implantamos um novo conceito de gestão pública, com boas práticas voltadas a dar soluções rápidas às demandas da população", disse ele.

INVESTIMENTOS

As regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná receberam desde 2013 investimentos de R$ 63,5 milhões em 145 ações, obras e serviços do Estado. Os números foram apresentados pelo secretário Ratinho Junior, durante o encontro. Nas duas regiões, foram pavimentados 84,74 quilômetros de vias urbanas e construídos mais 84,20 quilômetros de calçadas. Além das diversas obras, as prefeituras, por meio de programas e financiamentos do Governo do Estado, compraram 148 veículos e equipamentos rodoviários. Com Agência Estadual de Notícias