Siqueira Campos - Levantamento sobre a demanda por moradias nas cidades do Norte Pioneiro está sendo realizado por funcionário da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Segundo informações da entidade, durante este mês, foram concluídos os cadastramentos de famílias interessadas em participar dos novos projetos habitacionais do governo estadual em Siqueira Campos e Quatiguá.
As informações serão utilizadas na definição dos programas que mais se enquadram às necessidades dessa população, além de tornar mais ágil a seleção dos beneficiados. A expectativa da Cohapar é de atualizar os dados de todos os 399 municípios do Estado.
Em Siqueira Campos, foram cadastradas aproximadamente 1.200 famílias. Já em Quatiguá, cerca de 700 famílias participaram das inscrições. O trabalho foi coordenado conjuntamente pelas equipes sociais da Cohapar e das prefeituras.
Além dos dois municípios, o escritório regional da Cohapar de Cornélio Procópio já fez o cadastramento em Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora (distritos de São Roque do Pinhal e Joá), Barra do Jacaré, Sertaneja, São Sebastião da Amoreira e Japira.
Segundo o gerente regional da Cohapar, Nilton de Sordi Junior, o trabalho se estenderá para as demais cidades atendidas pelo escritório.
Na última segunda-feira, o prefeito de Figueira, Valdir Garcia, foi recebido pelo chefe de gabinete da companhia, João Naime Neto, em Curitiba. Além de acompanhar o andamento dos projetos habitacionais do município, o prefeito apresentou mais demandas por moradias populares.
Em Figueira, atualmente, estão sendo construídas 46 casas. Destas, 14 unidades devem ser entregues nas próximas semanas. Os investimentos nas obras chegam a R$ 2 milhões. O município visa construir mais 47 unidades destinadas a famílias que pagam aluguel no município. A administração municipal pleiteia ainda a adesão ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza para a realocação de 30 famílias residentes em áreas de risco.