Japira - O ex-prefeito de Japira e delegado aposentado da Polícia Civil, Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos, de 62 anos, preso na manhã de sexta-feira (4), em Balneário Camboriú (SC), foi transferido no mesmo dia para a cadeia do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), em Curitiba, onde deve aguardar transferência para uma das penitenciárias do Estado para cumprir pena de 19 anos e oito meses de reclusão pelo crime de responsabilidade, proferida em maio deste ano, pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
Santos teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores em razão do trânsito em julgado no processo de improbidade administrativa e, desde então, estava foragido. Segundo os documentos, os crimes ocorreram em 2001, no terceiro mandato do político.
Na prefeitura foram encontrados blocos de notas fiscais utilizadas em fraudes. A ação foi iniciada em 2005, com o ajuizamento de ação civil pública com desdobramento em outra ação criminal.

PRISÃO
O ex-prefeito foi detido por agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, após uma denúncia informando o seu paradeiro, um apartamento localizado de frente para o mar na Avenida Atlântica, área nobre da cidade catarinense.
Santos foi abordado e informado sobre o mando judicial quando saía do edifício. Ele portava uma pistola de uso restrito da Polícia Civil do Paraná, que deveria ter sido devolvida ao Estado quando se aposentou, razão pela qual foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Por este crime, pagou fiança e poderia responder em liberdade, mas como tem condenação a cumprir foi transferido para o Cope na capital.
A reportagem da FOLHA tentou contato com o advogado do ex-prefeito Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos para comentar a sua prisão, mas ele não foi localizado.