Assaí - O vice-diretor do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor e doutor em qualidade de vida, Evanil Antonio Guarido, afirma que o esporte ensina disciplina, valores, e ainda faz bem para a saúde. "O esporte deveria ser usado pelo poder público para atender as crianças no contraturno escolar em praças e centros de eventos", opina. Segundo ele, este tipo de atividade tira os pequenos das ruas e evita que eles fiquem com o tempo ocioso ou "pensem besteira".
O professor lembra ainda que o esporte não tolera comportamento ruim ou uso de drogas. Oferece um ambiente sadio, proporciona novas amizades e o que é aprendido pelas crianças é, consequentemente, levado para casa e escola. "É uma tendência natural a criança ou adolescente que pratica esporte ter um melhor comportamento social", argumenta. Além de tudo isso, os esportes incentivam as crianças a se movimentarem. "A prática ajuda na saúde e combate à obesidade", acrescenta.
Outro benefício de ocupar espaços públicos para a prática de atividades esportivas, segundo Guarido, é que enquanto estes locais estão sendo utilizados para o bem, pessoas mal intencionadas dificilmente se aproximam. "Projetos sociais que envolvam espaços públicos trazem benefícios enormes para as crianças e a comunidade", garante. E não precisa ser um profissional da área da educação física para começar a reunir a criançada do bairro para brincar de bola queimada, amarelinha, futebol. "Basta estar munido de boa vontade." (A.S.)