Londrina - O Instituto Emater promoveu uma mesa redonda ontem de manhã, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural. O trabalho foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Romeu Gair, do escritório regional do instituto em Londrina.
Segundo ele, a Emater também poderá fazer o preenchimento do cadastro, mas apenas para os produtores de agricultura familiar que recebem assistência técnica do órgão. O preenchimento feito pelos extensionistas da Emater não será cobrado dos agricultores.
Os produtores que não puderem ser atendidos pela Emater serão encaminhados para os sindicatos patronais que estejam fazendo o trabalho ou para empresas especializadas. O engenheiro agrônomo acredita que o prazo para entrega do CAR deva ser prorrogado, pois acredita não haverá tempo hábil para se fazer o cadastro de todas as propriedades.
Romeu Gair destaca que, apesar de minucioso, o preenchimento do cadastro não é difícil e poderá ser feito pelo próprio produtor rural, desde que baixe o programa pela internet e tenha domínio básico de informática. O programa pode ser baixado pelo site www.car.gov.br, que traz todas as informações de preenchimento e encaminhamento. (E.A.)