Pelo contrato de concessão, a duplicação prevista vai da praça de pedágio de Jataizinho até o aeroporto de Cornélio
Pelo contrato de concessão, a duplicação prevista vai da praça de pedágio de Jataizinho até o aeroporto de Cornélio | Foto: Sérgio Ranalli/19-07-2017



Cornélio Procópio – Anunciada pelo Governo do Estado desde 2015, a duplicação da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio, permanece indefinida. No fim de novembro, o governador Beto Richa (PSDB) esteve em Cornélio Procópio e afirmou
que a duplicação dos 34 km da rodovia iriam ocorrer no início de 2018. Em contato com a concessionária Triunfo Econorte e com o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR), a informação é de que existe vontade política, porém as negociações continuam e não há confirmação sobre o início das obras.

"A última vez, falaram que começaria em agosto deste ano, porém, nos passaram que necessitaria de adequações ambientais no projeto. Estamos há cinco anos pedindo por essa duplicação. É uma obra essencial para a nossa região, para aumentar a segurança e facilitar o trânsito de caminhões, que é bastante intenso", afirma o diretor de eventos da Sociedade Rural de Cornélio Procópio, Wilson Costa, destacando que, por enquanto, o serviço se resume a diversas promessas de início das obras. A entidade, é uma das líderes do movimento "Duplicação Já da BR-369", instituído em junho de 2015, com diversas entidades e municípios da região. Mais uma vez, segundo ele, a expectativa se mantém para que a promessa do início as obras em 2018 seja realmente cumprida. "Acredito que todos estão comprometidos, é uma reivindicação importante da nossa região".

Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, a obra estava prevista, no contrato de concessão, para ser realizada em 2021. Porém, diante do clamor popular, o Governo do Estado solicitou, no ano passado, um projeto de estudos para analisar alternativas que possibilitem a antecipação da duplicação. "Os projetos já foram entregues ao DER-PR, que está finalizando algumas composições de preços para estabelecer o orçamento final do investimento. A concessionária aguarda a conclusão dessas análises, restando, após, apenas a formalização da revisão do contrato de concessão, para que a Triunfo Econorte inicie as obras", diz a nota à imprensa.

O projeto apresentado pela Triunfo Econorte prevê a duplicação entre a Praça de Pedágio de Jataizinho até as proximidades com o aeroporto de Cornélio Procópio, além da execução de quatro viadutos e três pontes, além de correções de curvas e retornos em nível. O projeto ainda carece de aprovação final.

O investimento da obra ainda não está concluído, mas, segundo o DER-PR, custaria em torno de R$ 210 milhões. "Este valor pode sofrer alterações dependendo da quantidade de obras de arte especiais que o trecho vai receber. As obras não têm data oficial para começar, mas é interesse do Governo do Estado que a duplicação seja iniciada no início de 2018", informou o órgão, por meio de sua assessoria

ATÉ OURINHOS
Conforme Costa, o movimento "Duplicação Já da BR-369" lutará também para que a duplicação seja realizada até a cidade de Ourinhos (divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo). "A estrada nesse trecho é bastante perigosa, com grande número de acidentes fatais. Por ser uma passagem importante para São Paulo, com várias usinas próximas, o fluxo de caminhões e carros é intenso".

Em nota à imprensa, a Triunfo Econrte informou "que a duplicação de Cornélio Procópio a divisa do Estado de São Paulo, em Ourinhos, nunca esteve no cronograma de investimentos da concessão, não havendo previsão, neste momento, de executar esta obra neste contrato de concessão".