Equipamentos instalados em Ibaiti e Conselheiro Mairinck foram desligados há nove dias
Equipamentos instalados em Ibaiti e Conselheiro Mairinck foram desligados há nove dias | Foto: Gilson Sarrafho / Divulgação



Três radares instalados na BR-153, no Norte Pioneiro, foram desligados na segunda-feira (13) por determinação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Segundo apurou a reportagem, a medida teria sido anunciada por falta de orçamento para a manutenção dos equipamentos instalados nos perímetros urbanos de Ibaiti e Conselheiro Mairinck.

Ainda de acordo com as informações apuradas pela reportagem, apenas as lombadas eletrônicas, que registram a velocidade dos veículos, permanecem em funcionamento na extensão da BR-153.

Ao todo, mais de 90 radares fixos foram desativados nas rodovias federais em Santa Catarina e no Paraná. No Norte Pioneiro, a instalação dos equipamentos, em 2009, zerou o número de acidentes fatais, principalmente no entroncamento da rodovia federal com a PR-271, local conhecido como ‘Trevo da Morte’, onde vários acidentes ocorreram com muitas vítimas, inclusive fatais, conforme os organismos de segurança.

Segundo dados obtidos pela reportagem, mais de 50 notificações por dia eram registradas pelos equipamentos no trecho, totalizando uma média de 1.500 infrações por mês.

De acordo com um funcionário da empresa responsável pela manutenção dos radares no Norte Pioneiro, que pediu para não ser identificado, por enquanto não há previsão para os equipamentos serem religados.

OUTRO LADO
Em contato com a Superintendência Regional do Dnit no Paraná, em Curitiba, a reportagem foi orientada a procurar a assessoria de imprensa do órgão. No entanto, até o fechamento desta edição nenhum responsável foi localizado, assim como na unidade de Londrina.