Imagem ilustrativa da imagem Dançarino de Cornélio Procópio participa da Olimpíada do Rio
| Foto: Divulgação
"São três horas de espetáculo, e minha participação será de aproximadamente 20 minutos, em três cenas. A primeira acontece nos primeiros minutos, na contagem regressiva para o início da Olimpíada", revela Edson Biage



Cornélio Procópio - Daqui a dois dias, os olhos do mundo estarão voltados para o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, esperando a abertura da Olimpíada de 2016. No meio da tão aguardada cerimônia estará Edson Biage, um bailarino de 36 anos, morador de Cornélio Procópio, que foi selecionado, entre 5 mil concorrentes, para compor um grupo de 950 dançarinos que vão protagonizar a abertura dos Jogos Olímpicos. "São três horas de espetáculo, e minha participação será de aproximadamente 20 minutos, em três cenas. A primeira acontece nos primeiros minutos, na contagem regressiva para o início da Olimpíada", revela Biage.
Trabalhando voluntariamente, assim como todos os bailarinos que farão parte da cerimônia de abertura e encerramento, Biage conta que embora não haja remuneração ou ajuda com alojamento e alimentação, a participação em um evento de tal magnitude é uma experiência única. "É o maior evento esportivo do mundo acontecendo no nosso País. Eu sempre fui muito ligado ao esporte, à dança, então para mim é a realização de um sonho. Além disso, a oportunidade de poder acompanhar a organização de um evento tão grandioso, que o mundo todo estará acompanhando, trabalhar com pessoas tão competentes, de culturas de todo o planeta, é uma daquelas oportunidades que não aparecem duas vezes na sua vida", avalia.
Biage afirma que todos os brasileiros se orgulharão da abertura que está sendo organizada. Por contrato, ele é impedido de fornecer qualquer informação sobre a cerimônia, mas garante que o espetáculo não ficará atrás das belas aberturas de Londres e Pequin (Olimpíadas de 2012 e 2008, respectivamente). "Não espere o óbvio, como florestas, índios, etc. Com certeza vai surpreender todo o mundo. Às vezes, estamos ensaiando e ficamos observando, e não acreditamos de tão lindo que está ficando", conta orgulhoso.
O bailarino diz que uma de suas maiores satisfações é trabalhar com a coreógrafa Deborah Colker e o cineasta Fernando Meirelles, diretores da cerimônia de abertura. "São pessoas de alto nível. Sempre sonhei em trabalhar com a Deborah, uma coreógrafa fantástica, de renome internacional. Ela é exigente, detalhista, fica no nosso pé o tempo todo, mas está certa, ela quer a perfeição... e é por isso que o Brasil fará bonito na abertura", afirma.
Biage é dono de uma academia em Cornélio Procópio e bastante renomado como professor de zumba. Ele é o único morador do Sul do Brasil que participará da cerimônia. A oportunidade surgiu em setembro, quando um amigo do Rio de Janeiro lhe avisou sobre a seletiva. "Fui para o Rio, participei e fui aprovado. Desde então foram muitos fins de semana na capital carioca em eventos e cursos. Estou direto desde julho, quando os ensaios se intensificaram." Esta não é a primeira experiência dele em grandes eventos. "Também já participei de um DVD da Claudia Leitte e do Festival de Verão em Salvador, mas nada tão grandioso como a abertura de uma Olimpíada", ressalta.
A dança faz parte da vida de Edson Biage desde os 12 anos, quando passou a integrar um grupo do Jardim Bela Vista, em Cornélio Procópio. Desde então, foram vários grupos, curso de balé e outras modalidades, até a formação em Educação Física e a criação da própria academia, em 2008.

VILA OLÍMPICA
Sobre os problemas na Vila Olímpica, que estão sendo divulgados com frequência na imprensa, Edson afirma que são questões pontuais. "Todos foram rapidamente reparados. Esses imprevistos, de obras acontecendo perto do início dos jogos, aconteceram em outros países também", diz. Para ele, a Olimpíada será um legado para o esporte. "Temos uma estrutura lindíssima que impulsionará muito os atletas daqui para frente. O Rio foi inteiro reformado, o transporte público melhorou, por onde olhamos existem estrangeiros, e eu só ouço elogios. Os pessimistas sempre encontrarão problemas, mas a Olimpíada é a maior festa do esporte do mundo, e receber essa festa em nossa casa, no nosso País, é uma grande alegria".

SERVIÇO
A cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio acontece nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Estádio do Maracanã