Imagem ilustrativa da imagem Cornélio terá unidade de cuidados continuados
| Foto: Fotos: ANPr
Atendimento da unidade visa receber o paciente, reduzir seu grau de dependência e reintegrá-lo ao convívio familiar
Imagem ilustrativa da imagem Cornélio terá unidade de cuidados continuados
Especializado em geriatria, Cegen atua na região há mais de 15 anos



Cornélio Procópio - A segunda unidade paranaense especializada em cuidados continuados integrados entra em atividade a partir de novembro em Cornélio Procópio. O local vai contar com 20 leitos e deve atuar com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Serão beneficiados moradores de 43 municípios das regiões de Cornélio Procópio e Jacarezinho.

A intenção é adotar um novo modelo assistencial, vocacionado para o atendimento às condições crônicas, a idosos e vítimas de acidentes de trânsito no período pós-agudo, ou seja, na fase de recuperação após o tratamento inicial.

A nova unidade faz parte da ampliação, por parte do Governo do Estado, da estrutura para esse tipo de atendimento no Paraná pela rede pública de saúde. O serviço será implantado em parceria com o Centro de Excelência a Atenção Geriátrica e Gerontolócia (Cegen), entidade sem fins lucrativos já instalada em Cornélio, considerada referência na região.

De acordo com o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, a medida vai preencher um vazio assistencial na rede pública de saúde. "Atualmente, a região do Norte Pioneiro não conta com um serviço especializado neste tipo de atendimento intermediário, cuja principal função é dar suporte à reabilitação e à recuperação da autonomia daquele paciente que sofreu um trauma ou um AVC, por exemplo", destacou.

PIONEIRISMO
A implantação do serviço em Cornélio Procópio vai seguir o padrão da experiência desenvolvida no município de Rebouças, na região Centro-Sul do Estado. Desde dezembro de 2014, o Hospital da Caridade Dona Darcy Vargas atua com uma ala específica para o atendimento em cuidados continuados integrados. A iniciativa foi uma das primeiras do País e serve de modelo para muitas outras experiências.

Uma reunião com as equipes das duas unidades já está marcada para o dia 29 de setembro, em Curitiba, com o objetivo de acertar os detalhes da parceria. Toda esta etapa de consultoria será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde a fim de compartilhar protocolos e fluxos já estabelecidos.

Como apoio para auxiliar na cobertura das despesas de custeio, o governo estadual vai destinar R$ 137 mil por mês ao Cegen. O recurso é um incentivo criado pelo Estado para fomentar a implantação de novos leitos de cuidados continuados integrados no Paraná. A expectativa é ampliar esse valor com a abertura de outros 20 leitos no próprio Cegen.

O superintendente explica que a implantação do serviço deve otimizar a ocupação dos leitos de hospitais de urgência e emergência. "Pacientes que já não precisam de atendimento em alta e média complexidade serão transferidos para esta estrutura, especializada na assistência multiprofissional", ressaltou.

A unidade do Cegen será referência para o atendimento de moradores de 43 municípios das regiões de Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo é receber o paciente, reduzir o grau de dependência do indivíduo e reintegrá-lo ao convívio familiar.

Segundo o diretor clínico do Cegen, João Batista Lima Filho, a instituição trabalha há mais de 15 anos nesta área. "Hoje somos especializados em geriatria, pois 80% da demanda por assistência em condições crônicas se refere a idosos. Agora, vamos expandir o atendimento e receber também pacientes de outras faixas etárias", declarou.

Um dos diferenciais do Cegen é a retaguarda de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São seis leitos que darão suporte a pacientes que por ventura tenham o quadro clínico agravado durante o período de internação. Até o fim do ano, mais quatro leitos de UTI devem ser abertos com o apoio do Estado.