A Câmara Municipal de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) decide nesta terça-feira (15), em sessão agendada para o início da noite, se o município irá ou não adotar o Dia da Consciência Negra no calendário oficial de comemorações. A votação em terceiro turno já gerou manifestações por parte da comunidade negra procopense. Por conta de duas emendas, a essência do projeto apresentado pelos vereadores Raphael Sampaio e Welliton Joslin Rodrigues, ambos do PMDB, pode ser alterada.

Quando a proposta foi apreciada em segunda discussão, a Câmara deu continuidade à sugestão do segmento comercial de Cornélio Procópio em comemorar o Dia da Consciência Negra no domingo. Neste ano, o dia 20 de novembro, data comum de celebração em mais de mil cidades brasileiras, cai em uma segunda-feira. "Queríamos o feriado, mas a pressão dos comerciários surtiu efeito", declarou Sampaio. Na justificativa, ele argumenta que "o objetivo é fazer uma reflexã sobre a importância do povo e da cultura africana".

Segundo Associação Comercial, setor de prestação de serviços gera mais de sete mil empregos em Cornélio Procópio
Segundo Associação Comercial, setor de prestação de serviços gera mais de sete mil empregos em Cornélio Procópio | Foto: Reprodução/Arquivo FOLHA



Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (Acecp), Marcos Pedroso de Oliveira, os empregadores já serão prejudicados com dois feriados nacionais em novembro. "Se tivermos mais um, o prejuízo poderá ser grande. Acredito que o Dia da Consciência Negra será mais viável no final de semana, até pela magnitudade do evento. Caso domingo seja o dia escolhido, assim como propusemos, pessoas de outros municípios da região poderão vir e prestigiar a iniciativa em Cornélio", afirmou.

Segundo Oliveira, o ramo de prestação de serviços é a principal fonte empregadora da cidade. "São mais de sete mil trabalhadores. Pro bolso do comerciante que gera esses empregos, mais um feriado pesa bastante", disse. Ele não soube informar quanto as lojas deixariam de arrecadar com a promulgação do Dia da Consciência Negra.

O presidente da Associação dos Negros Procopenses (Anepro), Ivaí Lopes Barroso, informou que "na primeira votação, todos os vereadores eram favoráveis, mas o cenário mudou depois que os comerciários fizeram um 'lobby' com a Câmara". Para ele, as modificações propostas nas emendas apresentadas no Legislativo "ferem a originalidade do projeto. Não adianta nada comemorar o feriado fora do dia 20 de novembro. É a mesma coisa que celebrar 7 de setembro em outra data", pontuou o representante da comunidade negra.