A Justiça Eleitoral de Cornélio Procópio, que inclui os municípios de Leópolis e Sertaneja, está fazendo uma campanha pelo voto consciente. A campanha conta a adesão de representantes de clubes de serviços, diretores de escolas, universidades e outras entidades locais.
O juiz eleitoral Renato Cruz Oliveira Junior diz que o principal objetivo da campanha é fazer com que o eleitor se conscientize sobre a importância do voto e que ''tenha noção desta responsabilidade''.
Oliveira reconhece que o eleitor está um ''pouco desmotivado'' com tanta denúncia de corrupção contra políticos, mas justifica que não é a omissão que vai resolver os problemas. ''Vejo isto com tristeza porque, se a população não participar, ela vai ter poucos elementos depois para cobrar desse político uma conduta mais coerente com aquilo que ela pensa'', afirma.
Na semana passada, o cartório eleitoral iniciou uma série de visitas às escolas públicas estaduais para orientar os adolescentes entre 16 a 18 anos que vão votar pela primeira vez. Os funcinários levam urnas eletrônicas para simulação de votos. Esta etapa vai até o dia 28 deste mês. (Ver material nesta página).
A justiça ainda produziu um panfleto sobre o voto consciente, que está sendo distribuído à toda população, inclusive aos estudantes, que traz também informações sobre como utilizar a urna eletrônica.
A iniciativa da Justiça Eleitoral conta com a participação do maratonista Airston Freitas, que vai encerrar a campanha de uma forma grandiosa. No dia da eleição, assim que os trabalhos forem encerrados às 17 horas, Freitas vai pegar o resultado da primeira urna fechada, em uma sessão da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e vai levar (por meio de um pen drive) até a sede da Justiça Eleitoral, em um percurso de aproximadamente dois quilômetros.
Freitas tem 73 anos, é professor e contador aposentado, já participou de maratonas em várias cidades do Brasil e também em Nova Iorque. Ele diz que se sente orgulhoso pela escolha por ser ''neutro'' na política e bem relacionado na cidade.
A felicidade do maratonista se justifica. Ele teve que se ausentar de algumas provas por problemas de saúde e diz que agora está ''quase totalmente'' em forma de novo. ''Fiquei quase um ano andando de muletas e pensei que não fosse voltar a andar, mas agora estou bem, aceitei o convite e estou entusiasmado com a ideia'', conta o aposentado.
Para Freitas, o eleitor deve ter consciência sobre o poder que tem em mãos, com o exercício do voto. ''É importante que as pessoas escolham direitinho seus candidatos e votem para mudar realmente esta situação que está aí porque, do jeito que está, não pode ficar'', afirma.
Esta é a segunda vez que a Justiça Eleitoral em Cornélio Procópio realiza a campanha pelo voto consciente. A primeira foi na eleição geral de 2010.