Imagem ilustrativa da imagem Copel moderniza rede em Cornélio Procópio
| Foto: Divulgação
Nos últimos meses, 21 km de rede convencional foram substituídos por tecnologia compacta, que reduz desligamentos



Cornélio Procópio - A Copel está investindo R$ 1,8 milhão na ampliação e modernização das redes de distribuição de energia elétrica em Cornélio Procópio. As obras e melhorias vão beneficiar diretamente toda a população do município, onde a Copel atende 20.327 ligações.
Nos últimos meses, a construção de novos circuitos e a substituição da rede convencional em média tensão somaram 21 quilômetros de extensão. O principal objetivo é promover a troca da fiação convencional pela tecnologia compacta, que instala cabos mais próximos entre si, protegidos por uma capa de material polimérico. Além de reduzir a necessidade de poda nas árvores, a rede compacta reduz a frequência de desligamentos causados por contato dos galhos e outros objetos com a fiação.
Outra ação adotada para diminuir a duração e o número de domicílios em desligamentos foi a instalação de três equipamentos automatizados na cidade: são duas chaves e um religador, que facilitam a localização da causa da interrupção e permitem reduzir a área desligada através de operação remota.
O gerente de Projetos e Obras, Luís Henrique Silva, destaca que o investimento trará benefícios a longo prazo para o município. "Estamos trabalhando para tornar a rede mais robusta e mais inteligente, a fim de garantir um atendimento de qualidade e manter boas condições para o desenvolvimento da região", afirma.

DESLIGAMENTOS
Parte da execução dos trabalhos de melhoria de rede exige o desligamento de energia na área de atuação das equipes, por isto a Copel tem programado interrupções na áreas urbana. O trabalho é planejado em conjunto com a área de operação da empresa, que estuda a configuração do sistema, de modo a desligar o menor número de domicílios e durante o menor intervalo de tempo possível, além de dar prioridade para os fins de semana, de forma a minimizar os transtornos para o trânsito e o comércio locais.