Cornélio Procópio - Começa no próximo domingo (18) a 9ª edição da Copa Amunop de Futebol. Organizada pela Associação dos Municípios do Norte do Paraná, o certame, segundo a presidnete da entidade, Clea Marcia Bernardo de Oliveira, prefeita de Leópolis, a novidade deste ano fica por conta da participação, como convidado especial, do time da cidade de Barra do Jacaré, que integra a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). A data foi alterada devido ao atraso de outros campeonatos municipais que estavam sendo realizados e que foram prejudicados pelas chuvas. "Muitos campeonatos rurais foram encerrados no último fim de semana e a partir de domingo poderemos dar a largada oficial da nossa copa. Se tudo correr dentro do que planejamos, a Copa Amunop termina no inicio do mês de dezembro", afirmou.
A competição deste ano terá a participação de 12 equipes divididas em três grupos. No grupo "A", estão Cornélio Procópio, Nova Fátima, Santa Mariana e Santa Amélia. No grupo "B", Nova América da Colina, Rancho Alegre, Itambaracá e Leópolis. Os municípios de Sapopema, São Sebastião de Amoreira, Barra do Jacaré e Santa Cecília do Pavão integram o Grupo C. A disputa da copa Amunop será pelo sistema de rodízio em um único turno e returno, classificando as duas primeiras equipes de cada grupo por pontos ganhos e os dois melhores terceiros colocados, por índice técnico para a próxima fase. Na segunda fase, serão realizadas duas partidas.
O coordenador geral da Copa, Nilson Xavier, prefeito de Nova Fátima, afirmou que a participação da equipe de Barra do Jacaré motivou ainda mais os outros municípios. "A participação dessa equipe contribuiu para que fechássemos mais um grupo de quatro participantes, tornando a Copa Amunop mais organizada", observou. De acordo com Xavier, as partidas serão realizadas aos domingos nos estádios municipais em horários preestabelecidos, pela manhã e à tarde e se houver acordo, também à noite em estádios iluminados.
Com o objetivo integrar os municípios por meio do esporte, a Copa deste ano tem o apoio da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo, que contribuiu com troféus e medalhas para as quatro equipes que se classificarem para a final. A primeira rodada da Copa Amunop será realizada a partir das 15h30m com as partidas entre Nova Fátima x Santa Amélia, Santa Mariana x Cornélio Procópio, Leópolis x Nova América da Colina, Itambaracá x Rancho Alegre, Barra do Jacaré x São Sebastião Amoreira e Santa Cecília do Pavão x Sapopema.