Construções que despertam a atenção de visitantes em Jataizinho estão vinculadas a pessoas e fatos entre 1928 e os primeiros anos 30, quando se esperava que a Vila de Jataí, a mais antiga ao norte do Estado, fosse evoluir paralelamente as colonizações de Assaí e Londrina. Construída em 1935 por Joacy Palhano e alugada ao Município atualmente, a casa de madeira ocupada pelo Museu Histórico impressiona pela arquitetura e conservação, as vidraças e o sótão muito amplo, usado até para exposições.
Em 1928, o poder público concedeu a urbanização de Jataí, ainda distrito, ao agrimensor Mábio Palhano, incumbido de fazer a infraestrutura, demarcar e vender os lotes. Sucedeu um conflito em que pistoleiros expulsaram os irmãos Palhano. E a Revolução de 30 anula a concessão, atrasando a cidade, porque os lotes já estavam sendo vendidos, segundo Mábio, que era também comissário de terras do Estado.
Houve a elevação a município e sede da comarca, mas o desenvolvimento cessou ao ganhar velocidade a ocupação de milhares de alqueires na margem esquerda do Tibagi.
O secretário de Educação e Cultura do Município, Celso Ribeiro, informa que vai solicitar a colaboração do Registro de Imóveis para, se possível, certificar a origem das construções e identificar os sucessores. Por enquanto, a história é oral.
São de 1932 a estação ferroviária e o ''casarão do leão dourado'', denominação recente. O prédio mais antigo, porém, é de 1928, cuja originalidade, apesar de algumas modificações, inspirou o nome do restaurante ali: ''Casarão''. Vitorino César Ribeiro, o dono, conta que o adquiriu em família, de herdeiros de seu avô Guido Zanini, que teve bar no prédio.
Italiano, Guido chegou a Jataí construindo o leito da ferrovia, empreiteiro e chefe. Terminado o serviço, decidiu ficar e passou a comprar terrenos e construções; a ele pertenceu, também, o ''casarão do leão'', sabe-se em família.
O leão dourado e a pensão dos ingleses
O auxiliar-administrativo do Museu, Paulo Alves Cavalcante (ôPaulinho") supõe que o ôcasarão do leão", hoje de Teresinha Terra, possa ter sido a ôpensão dos ingleses". E seria mesmo uma construção deles, relacionados a Jataí pela estrada de ferro e a Companhia Territorial Maxwell, que construiu a primeira olaria já em 1930. Na planta da cidade desenhada por Mábio Palhano há espaço reservado para o clube de tênis dos ingleses.
Mas existe uma construção típica na barranca do Tibagi, propriedade da família Noronha, mencionada também como a ôpensão dos ingleses" no passado.
ôCasarão do Leão Dourado" é o nome do sobrado desde que Teresinha e Nivaldo Terra (em memória) o compraram 15 anos atrás. ôEstávamos eu e meu marido. Falei, olha o leão, que bonito", recorda Teresinha, mostrando a figura esculpida sobre a sacada. Pôs o nome também na lanchonete que instalou no térreo. ôFeio é esse poste aí em frente, mas não é possível tirar", refere-se à rede elétrica. Hoje Teresinha tem outro ramo de comércio no térreo e continua a morar no pavimento superior, modificado internamente. A sacada e a platibanda ornamental permanecem entre as originalidades exteriores.