A cidade de Nova Fátima faz uma campanha eleitoral bem diferente do convencional. Os eleitores demonstram suas preferências colocando bandeiras com as cores dos dois candidatos a prefeito, de um lado a cor azul e outro o amarelo. As bandeiras são colocadas em varas de bambu com cerca de cinco a seis metros de altura, que podem ser observadas até pelos motoristas que passam pelas rodovias próximas, as PRs 090 e 218.
A campanha, pelo menos na aparência, segue de maneira tranquila, mas nos bastidores é possível perceber uma verdadeira guerra de nervos entre os dois candidatos, que fazem questão de manter distância um do outro. De um lado, está o atual prefeito Nilson Xavier, conhecido como Cabeça, que concorre à reeleição, e de outro, está o candidato Mário Sérgio dos Santos, o Marinho dos Santos, que já foi prefeito da cidade na década de 1990.
Apesar da preferência ostensiva dos moradores, as divergências se limitam ao campo político. O massagista aposentado diz que tem um vizinho que está do ''outro lado'', mas isto não interfere na amizade entre ambos. Para ele, as bandeiras são uma boa estratégia de campanha. ''A gente sabe quem é quem na cidade'', resume.
Para a professora Ana Maria Pacheco, a colocação das bandeiras nos quintais é uma forma de expressão que os eleitores encontraram para manifestar suas preferências, o que, segundo ela, nem sempre é possível. ''Hoje, tem gente que não assume o que faz ou pensa com medo de represálias, mas cada um deve ficar do lado que quer'', afirma.
Mesmo assim, a professora diz que prefere manter se ''neutra'' no processo eleitoral no município. Ana Maria também acredita que a colocação das bandeiras pode representar as divergências políticas entre os dois candidatos, mas que isto, pelo menos por enquanto, não interfere no relacionamento entre as pessoas na cidade.
Para não prejudicar o comércio local, não são utilizados carros de som nas ruas da cidade e a utilização de adesivos parece ''discreta''. O município tem 8.147 habitantes e 6.415 eleitores.
Propostas
O prefeito de Nova Fátima, Nilson Xavier, é candidato à reeleição e a sua principal proposta é dar continuidade aos trabalhos iniciados na atual administração. Ele diz que vai continuar asfaltando as ruas da periferia da cidade, que melhorou o transporte para as pessoas que precisam de atendimento na área de saúde em outras cidades, que renovou a frota para o transporte escolar, elaborou um plano de carreira para os professores, construiu creches, escolas e deu atenção ao lazer e ao esporte. ''A cidade da região que mais investiu nas pessoas foi Nova Fátima'', afirma o prefeito.
O candidato Marinho dos Santos diz que sua prioridade será a área de saúde, que considera a pior do Brasil. ''O município se encontra em uma situação muito difícil porque aqui falta tudo'', justifica. Ele pretende criar um hospital municipal, com toda estrutura e médicos em várias especialidades, e quer também recuperar estradas rurais, atrair empresas que devem gerar pelos menos 500 novos empregos e construir mais casas populares. Na administração passada, ele diz que cerca de 800 famílias foram beneciadas com a construção de casas ou doação de terrenos.