Cambará foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas entre sábado e segunda-feira
Cambará foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas entre sábado e segunda-feira | Foto: Sergio Ranalli/19-7-2015



O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, assinou nesta segunda-feira (30) o decreto de estado de calamidade em função das fortes chuvas que assolaram o município desde a madrugada de domingo. Segundo o prefeito, desde então foram registrados 270 mm de chuva no município, um volume quase duas vezes maior que o esperado para o mês inteiro.

"Neste momento estamos fazendo o levantamento das famílias atingidas e abrimos um local para acolher as vítimas. Temos tido uma mobilização de pessoas que têm realizado doações de roupas, material de limpeza, móveis e utensílios domésticos. O que importa agora são as pessoas. Deixaremos para calcular os prejuízos depois. Sei que pontes e estradas foram atingidas e na hora certa iremos reconstruí-las", prometeu.

A Defesa Civil confirmou que 553 pessoas foram afetadas pelas chuvas entre sábado (28) e segunda-feira (30) em Cambará (Norte Pioneiro). Segundo o capitão da Defesa Civil Estadual, João Cláudio Esquena, 25 dessas pessoas foram classificadas como desabrigadas, pois não tinham como permanecer em suas residências e tiveram de ser realocadas em locais públicos. Cento e sessenta casas foram danificadas e uma ficou destruída. "A Defesa Civil Estadual enviou 200 cestas básicas e itens de ajuda humanitária", afirmou Esquena.

O chefe de equipe da Defesa Civil de Cambará, Carlos José da Costa, relatou que a região mais atingida da cidade foi no Parque Alambari. "A faixa atingida pela inundação no bairro chegou a 1,2 km, onde mais de cem casas foram atingidas", ressaltou. O Alambari chegou a ficar cinco metros acima de se nível usual. Três pontes foram danificadas.

Os moradores da cidade chegaram a ficar sem água, porque a estação de tratamento da Sanepar foi atingida pela cheia. No entanto, em menos de 24 horas uma equipe da companhia conseguiu retomar o abastecimento de água no município.

O governo do Estado encaminhou 300 kits dormitório, 300 de kits higiene e 300 kits de limpeza para o município, que foi uma das cidades mais afetadas pelos temporais que começaram no domingo (29) em todo o Paraná. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve no município nesta segunda-feira (30) e verificou os danos provocados pela chuva.

Fernanda visitou as áreas mais atingidas acompanhada do coordenador estadual da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel, e da vice-prefeita Claudia Helena Negrão Batista. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, pelo menos 25 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas para abrigo público, improvisado na Escola Municipal Maria Alice Augusto Forti.

"Viemos verificar a situação com os moradores e fazer o atendimento emergencial com os kits para a limpeza e higiene. Em segundo momento o município fará levantamento para, em conjunto com o governo do Estado, retomar a rotina", disse Fernanda.

Em Siqueira Campos, ventos chegaram a 72 Km/h e houve quedas de árvores.