Cornélio Procópio - Dos cinco cursos de Direito em instituições privadas do Norte Pioneiro, o da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (Feati/Uniesp) foi o que obteve melhor desempenho, com conceito 4 no Enade. Autorizado pelo MEC desde 2006, a graduação possui hoje 17 professores, sendo oito com mestrado e três cursando o doutorado.

Os cursos de Direito da Unopar, em Bandeirantes, Fanorpi, em Santo Antônio da Platina, e ULT, em Jaguariaíva, obtiveram conceito 3. Os cursos de Cornélio Procópio da Faculdade Cristo Rei e Dom Bosco conseguiram notas 2 e 1, respectivamente.

A presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cornélio Procópio, Thaís Takahashi, avalia com preocupação o desempenho dos estudantes da região no exame do Enade. "As notas estão aquém do razoável em algumas instituições. Esta é uma preocupação da OAB, pois, aparentemente, as faculdades não estão proporcionando uma educação qualificada. Foi sugerida essa discussão para o colégio de presidentes da OAB, que acontecerá em abril, em Guaíra, onde definiremos as medidas que serão adotadas para o todo o Estado". (R.P.)