Itambaracá - Não basta ter produtos de qualidade para garantir o sucesso no mercado. É preciso ter processos controlados, modelos de gestão competitivos, padrões que garantam selos e certificações de entidades reconhecidas. É nessa hora que os empresários do Norte Pioneiro – assim como nas outras regiões do Paraná e do Brasil – mais contam com instituições de apoio, como o Sebrae e o Senai.
Muito envolvidos na produção e venda de seus produtos, os empreendedores de pequenos negócios, muitas vezes, não conseguem muito tempo para dedicar à gestão da empresa. Uma das ações implementadas pelo Sebrae nas empresas na região foi o Modelo de Excelência da Gestão, um sistema integrado de administração de empresas que ajudou muito o apiário de Anízio Giuseppin, em Figueira. "São planilhas de controle de qualidade e de produção, rastreamento do mel, várias medidas que agregam valor ao produto", relata o apicultor.
Foi também com ajuda do Sebrae que ele conseguiu recentemente o selo Alimentos do Paraná, que diferencia o mel do Apiário Umuarama dos demais no mercado. "O selo é um reconhecimento da qualidade dos processos de produção e de gestão para o ramo alimentício", explica o consultor do Sebrae Odemir Campello.
Segundo ele, essas certificações são importantes porque ampliam o mercado das empresas. "Com essas certificações, passamos a trabalhar com parâmetros de exportação. Isso permite às empresas buscar o mercado externo quando o interno está ruim", pondera.
A ação mais recente do Sebrae é o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro. "Estamos tratando do desenvolvimento do setor de alimentos com foco em inovação e tecnologia", conta o consultor Odemir Campello. A ideia do projeto é levantar ativos tecnológicos dos municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Andirá e Bandeirantes e propor formas de melhor aproveitá-los na indústria de alimentos.

INOVAÇÃO
Além das ações de capacitação para a indústria, o Senai também ajuda as empresas na implementação de práticas de gestão para a busca de inovação. "Nos últimos anos, alguns fatores, como o aumento da competitividade, até os mercados mais tradicionais estão exigindo mais eficiência em todos os segmentos, da panificação à tecnologia de informação", explica o consultor de inovação do Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, Rafael Trevisan.
Uma das mais importantes ações do Senai, principalmente para micro e pequenas empresas, é o Edital Senai de Inovação, que está com inscrições abertas até 7 de novembro. "É um edital de fomento que requer uma contrapartida muito pequena, de 10% do valor, que pode ir de R$ 150 mil a R$ 400 mil. É um fôlego para as empresas", conta a coordenadora de serviços tecnológicos e inovação do Senai, Silvana Kumura. (J. G.)