Imagem ilustrativa da imagem Apenas balneário da Alemoa terá guarda-vidas
| Foto: Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação
"Além dos acidentes com embarcações e os afogamentos, também são comuns os atendimentos a vítimas de acidentes automobilísticos e ferimentos por armas", alerta o tenente Jefferson Gregório


Santo Antônio da Platina - Apenas o balneário da Alemoa, em Siqueira Campos, terá a presença de guarda-vidas neste verão. As ações do governo estadual com a Operação Costa Norte tiveram início no dia 24 de dezembro e seguem até o dia 5 de março, após o carnaval. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, tenente Jefferson Gregório, a demanda nos últimos anos na Ilha do Ponciano, em Carlópolis, no Parque das Corredeiras, em Tomazina, e nas prainhas de Ribeirão Claro limitou a área de atendimento.

Considerado o mais popular da região, o balneário da Alemoa concentra centenas de turistas nesta época do ano. Durante as festividades de Natal e Ano Novo, a prainha chega a receber mais de mil pessoas por dia. Elas se reúnem na areia e nos quiosques espalhados pelo bosque que existe no local, onde também há uma área de camping.

O número de ocorrências durante o verão é considerado elevado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente Jefferson Gregório, elas não se resumem apenas aos atendimentos aquáticos. "Além dos acidentes com embarcações e os afogamentos, também são comuns os atendimentos a vítimas de acidentes automobilísticos e ferimentos por arma branca e disparo de arma de fogo. No entanto, contamos com o apoio das equipes da Polícia Militar e Polícia Ambiental, que também participam efetivamente da Operação Costa Norte", destaca o oficial.

Em 2015, quatro pessoas morreram afogadas no Norte Pioneiro durante a Operação Costa Norte. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, a maioria dos óbitos está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas. "Ainda falta conscientização para muitas pessoas, que insistem em se banhar ou pilotar embarcações sob o efeito de álcool. O resultado pode ser trágico como foi para quatro vítimas no ano passado. Existem muitos galhos, cercas e até casas submersas nas águas da represa Chavantes que oferecem risco às pessoas em sã consciência, imagina então quando estão com os reflexos afetados pelo álcool. O contato com as águas pode ser fatal", alerta Gregório.

Ainda sobre os acidentes com embarcações, o oficial destaca que desde que assumiu o comando do quartel de Santo Antônio da Platina em 2011, os acidentes com barcos e motos aquáticas chamam a atenção. "Mesmo alertando os condutores, a grande maioria – muitos deles sem habilitação – ignora as orientações de segurança e se arrisca, e os acidentes quase sempre resultam em mortes", conclui.

Uma equipe com três soldados do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina se reveza durante o dia nos plantões dos fins de semana e feriados, e em eventos excepcionais durante a semana até o encerramento da Operação Costa Norte. De acordo com o tenente, as escalas extras do efetivo não comprometem o atendimento diário à população nas cidades do Norte Pioneiro.