Tomazina – O município de Tomazina vai sediar este ano a 30ª edição da Romaria da Terra no Paraná. De acordo com o padre Osvaldo José dos Santos, da Paróquia de Tomazina, a expectativa é que o evento, que acontece neste domingo, atraia cerca de 5 mil pessoas.
Ele explica que este ano o tema: "Cuidar da terra é nossa responsabilidade" é inspirado no anseio do papa Francisco destacado na Encíclica Laudato Si, bem como segue o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, "Casa Comum, Nossa Responsabilidade". O lema do encontro destaca o assunto "Cuidar da terra, renascer das águas e semear a vida".
As atividades terão início a partir das 6 horas com a recepção dos romeiros de várias regiões do Paraná com um café da manhã na Praça da Igreja da Paróquia de Tomazina. As celebrações penitencial e de louvor estão previstas para começar às 8h30 com a caminhada até a corredeira às margens do Rio das Cinzas. Segundo o padre Osvaldo, as atividades devem prosseguir até às 13 horas.
A agente da Pastoral da Terra no Paraná, Isabel Cristina Diniz, destaca que este é o momento de celebrar, de refletir e de planejar novos passos enquanto Pastoral da Terra. "Este é o momento de celebrar, mas também de refletir e de organizar novas ações junto às comunidades. Nestes 30 anos de Romaria da Terra no Paraná, o evento já foi celebrado em cidades, acampamentos, junto às comunidades nativas e em tantos lugares, sempre resultando em reflexões e abordagens sobre temas atuais. Na edição deste ano, o momento é de refletir e de trocar experiências sobre o que tem acontecido ao longo do tempo não só no Paraná, mas em todo o País", destaca Isabel.
A 30ª Romaria da Terra faz parte do Calendário do Regional Sul 2 da CNBB e é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A Paróquia de Tomazina faz parte da Diocese de Jacarezinho e apoia o evento.

SERVIÇO
30ª Romaria da Terra no Paraná
Onde – Praça da Igreja da Paróquia de Tomazina
Quando – Domingo, a partir das 6 horas
Informações - (43) 3347-1175 e (43) 9943-7279 ou e-mail: [email protected]