Les Herbiers, França - O túmulo do marechal Philippe Pétain, "chefe do Estado francês" durante a ocupação alemã de 1940 a 1944, foi vandalizado na ilha de Yeu na madrugada de sábado (22), véspera do aniversário de sua morte, indicou a gendarmeria local.

Os gendarmes e bombeiros da ilha de Yeu, no golfo de Vizcaya, foram alertados por uma testemunha que avisou sobre um incêndio em uma lata de lixo no cemitério de Port-Joinville. O fogo foi rapidamente controlado. No local, os gendarmes constataram que a lixeira incendiada estava sobre o túmulo do marechal Pétain, do qual destruíram a cruz. Também havia letras escritas na lápide, mas os gendarmes encarregados da investigação ignoraram o seu significado.

O túmulo do marechal já havia sido vandalizado em 2007. Na ocasião, também destruíram a cruz branca e derramaram o conteúdo de uma lata de lixo. "De tanto em tanto tempo algumas pessoas jogam coisas lá", declarou à AFP Sylvie Groc, adjunta do prefeito da localidade. "Evitamos divulgar para não dar ideias ruins. Agora somos obrigados a trancar o cemitério à noite".

Segundo Michel Charruau, outro funcionário da Prefeitura que foi ao cemitério durante a tarde, "os serviços municipais interviram rapidamente e limparam o túmulo, que está como antes".

Este novo ato de vandalismo é registrado na véspera do 66º aniversário da morte do marechal Pétain, que faleceu em 23 de julho de 1951 em Port-Joinville, aos 95 anos. Embora tenha sido condenado à morte depois da guerra, o general Charles de Gaulle posteriormente comutou sua pena por prisão perpétua.