Milhares compareceram às urnas; oposição espera que Maduro convoque eleições presidenciais antes do final de seu mandato
Milhares compareceram às urnas; oposição espera que Maduro convoque eleições presidenciais antes do final de seu mandato | Foto: Juan Barreto/AFP


Caracas - Uma mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas neste domingo (16), quando homens de motos atiraram em opositores que votavam no oeste de Caracas em um plebiscito simbólico contra a Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro, informou o Ministério Público.
"Está-se investigando a morte de Xiomara Escot e três feridos, fato ocorrido durante situação irregular" no populoso bairro de Catia, anunciou um boletim do MP.

Milhares compareceram às urnas desde às 7 horas da manhã, mas o resultado ainda não foi divulgado. Os eleitores, muitos vestidos de branco ou com acessórios nas cores da bandeira nacional, procuraram desde cedo as mesas instaladas pela coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática) em todo o país.

Foram montados 14.300 pontos para receber votos na Venezuela e mais 500 em outros países, incluindo o Brasil. Os eleitores responderam se rejeitam a criação de uma Assembleia Constituinte, convocada por Maduro em maio. Outras perguntas são se o cidadão aprova a realização de novas eleições e se concorda que o Exército e os funcionários públicos devem ser obrigados a defender e seguir a constituição atual.

A Venezuela vive uma forte onda de protestos que deixaram 95 mortos desde o dia 1º de abril. O país enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história, que gera escassez severa de produtos e inflação de três dígitos. A oposição espera que o comparecimento significativo da população possa fazer com que Maduro convoque eleições presidenciais antes do fim de seu mandato, no início de 2019.