Estados Unidos – Chelsea Manning, a militar transgênero que estava na prisão por um dos maiores vazamentos de documentos confidenciais da história dos Estados Unidos, foi libertada nesta quarta-feira (17) graças a um indulto concedido pelo presidente Barack Obama antes do fim de seu mandato.
Manning, de 29 anos, que estava na prisão há sete anos, "foi libertada do Quartel Disciplinar dos Estados Unidos" em Fort Leavenworth, Kansas, disse a porta-voz Cynthia Smith.
Em julho de 2010, Manning – na época um soldado conhecido como Bradley Manning – foi preso pela divulgação, através do Wikileaks, de um enorme tesouro de mais de 700 mil documentos militares e diplomáticos americanos classificados. Quando soldado, ela servia como agente de inteligência no Iraque e recebeu uma sentença de 35 anos de prisão pelo vazamento das informações. Ela deveria permanecer atrás das grades até 2045.
Os partidários de Manning – que tentou o suicídio duas vezes no ano passado – temiam que ela não sobrevivesse à longa sentença.
"Depois de outros tensos quatro meses de espera, o dia finalmente chegou. Mal posso esperar!", expressou Manning após ser libertada, em um comunicado divulgado por sua equipe jurídica. "O que quer que esteja pela frente é muito mais importante que o passado."