São Paulo - Pelo menos cinco pessoas foram mortas e dez ficaram feridas - entre elas, ao menos três crianças – em uma série de ataques a tiros na comunidade rural de Rancho Tehama, na Califórnia, nesta terça-feira (14). O atirador foi morto pela polícia.

O ataque começou por volta das 8h da manhã (horário local), segundo o vice-xerife do condado de Tehama, Phil Johnston, e o primeiro disparo teria ocorrido em uma casa de Rancho Tehama. O desfecho foi em uma escola primária, onde houve "múltiplos disparos", segundo Johnston.


"Ficou muito claro que tínhamos um sujeito que estava escolhendo alvos a esmo", disse o vice-xerife ao New York Times. "Estamos cientes de que houve um incidente de violência doméstica reportado por vizinhos, envolvendo o suposto atirador."

Horas após os ataques, os detalhes ainda eram incertos e as autoridades não tinham o número exato de vítimas devido à grande quantidade de locais onde o atirador abriu fogo.

Uma criança foi ferida enquanto estava no carro com sua mãe, que também foi atingida, disse Johnston.

O atirador, cujo nome não foi divulgado, deixou ao menos sete "cenas de crime" em sua ação por Rancho Tehama. Ele estava armado com um rifle semiautomático e duas pistolas.

Segundo Brian Flint, morador da região, o atirador é seu vizinho e tem aproximadamente 50 anos. "É um dia muito triste para nós, do condado de Tehama", acrescentou o vice-xerife.

Jeanine Quist, assistente administrativa do distrito escolar, disse que não houve mortos na escola - apenas feridos. "Retiramos por via aérea uma quantidade de alunos, a escola foi esvaziada", acrescentou Johnston.

Rancho Tehama é uma região pouco povoada entre as cidades de Redding e Chico, distante 160 km de Sacramento, no norte da Califórnia.