São Paulo - O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy anunciou que vai concorrer novamente ao mais alto cargo do Poder Executivo do país nas eleições presidenciais de 2017. "Decidi ser candidato para a eleição presidencial de 2017. Senti que tenho a força para liderar esta batalha em um momento perturbado em nossa história", declarou Sarkozy nesta segunda-feira (22).
O anúncio formal foi registrado no livro "Tout pour la France" ("Todo pela França", em tradução livre), escrito pelo ex-presidente, e que será lançado na quarta-feira, informaram pessoas ligadas a ele à agência de notícias France Presse. "Este livro é o ponto de partida", comentou Sarkozy.
A candidatura foi anunciada antes mesmo de ele se apresentar às primárias do seu partido, nas quais a contenda se anuncia dura.
Aos 61 anos, Sarkozy, cujo discurso, assim como o seu estilo, divide profundamente os franceses, poderia voltar a enfrentar o socialista François Hollande, que o venceu na disputa em 2012, e a líder da extrema-direita Marine Le Pen, que tem crescido consideravelmente nas pesquisas.
Hollande ainda não anunciou oficialmente sua candidatura para um segundo mandato. No entanto, o atual presidente, está prestes a terminar seu mandato batendo recordes de impopularidade.
Antes dessa possível revanche, Sarkozy deverá vencer dentro de seu próprio partido, Os Republicanos (LR), o principal partido de oposição. Sarkozy renunciou nesta segunda-feira à presidência do LR para se dedicar completamente à campanha das primárias.